Casa Tilt inova com o conceito de movimento de rotação em três eixos
Em Gondomar, foi lançado o desafio ao atelier Mutant, para a realização do projecto de uma casa térrea. Tilt é o conceito gerador da proposta e caracteriza o movimento de rotação, em três eixos, do volume que constitui a área social da casa.
Este movimento permitiu encaminhar à entrada na habitação e em simultâneo potenciar o espaço destinado ao logradouro conferindo-lhe privacidade em relação à Avenida Miguel Bombarda, caracterizada por uma maior afluência de trânsito. Este movimento acrescenta ainda uma alteração dinâmica do pé-direito da habitação enaltecendo a zona destinada à sala.
Segundo a memória descritiva, a organização programática foi implantada de acordo com os pontos cardiais, com especial atenção no movimento de rotação solar, tendo sido, a zona destinada aos quartos, implantada a nascente e por sua vez virada para a via de acesso com menos trânsito (Travessa Miguel Bombarda), orientada para o lado mais intimista do jardim. A master suite insere-se na zona mais a sul deste volume e por sua vez relaciona-se com a área da piscina. A cozinha foi implantada no centro da habitação potenciando as diferentes relações com os vários espaços que compõem o programa, a sala configura-se na zona mais central do terreno, beneficiando da luz solar nascente/sul/poente e onde é possível o utilizador ter uma ampla relação visual com a envolvente exterior.
Com o objectivo de garantir a privacidade e em simultâneo manter a qualidade de luz interior, foram projectados dois pátios, um no escritório e outro no wc da suite.
Ficha Técnica:
Nome do Projecto: Casa Tilt
Atelier de Arquitectura: Mutant Architecture & Design
Arquitecto responsável: Daniel Capela
Website:www.mutant.pt
Localização: Gondomar
Ano de conclusão da obra: 2021
Área total construída (m2): 400,00 m2
Construtora: INOVAG LDA
Engenharia: Massa Cinza
Fotógrafo: Ivo Tavares Studio
Website : www.ivotavares.net