CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Arquitectura

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Álvaro Siza Vieira: Guia de projectos construídos em Portugal

26 de março de 2017

O livro "Guia de Arquitectura Álvaro Siza: Projectos Construídos em Portugal", que percorre a obra do arquitecto desde 1950 até à actualidade, vai ser lançado pela editora A+A Books a 6 de Abril, em Lisboa.

O lançamento da obra, em edição bilingue (português e inglês) terá lugar na Galeria Millennium, às 18:00, e será apresentada pelo arquitecto João Luís Carrilho da Graça.

Será também inaugurada, no mesmo espaço, a exposição de fotografia “A Pressão da Luz - Álvaro Siza por Nuno Cera", que completa o trabalho editorial no qual Nuno Cera participa, e que estará patente até 26 de Maio.

O guia contém um roteiro de todas as obras construídas no país, seleccionadas pelo próprio arquitecto, e apresentadas em fichas informativas com textos e desenhos, acompanhados por algumas fotografias de época, havendo, sobrepostas, fotografias a cores da autoria de Nuno Cera.

Nascido em Matosinhos, Álvaro Siza Vieira estudou na Faculdade de Belas Artes do Porto, onde foi professor, e criou em Portugal obras emblemáticas como, entre outras, o Pavilhão de Portugal, a reconstrução da zona do Chiado, em Lisboa, destruída depois do incêndio de 1988, ou o Museu de Arte Contemporânea de Serralves, no Porto.

O livro tem coordenação editorial de Maria Melo e Michel Toussaint, coordenação geral de Maria Melo, pesquisa e produção de Luís Filipe Fernandes, autoria dos textos da arquitecta Marta Sequeira e arquitecto Michel Toussaint e contou ainda com a colaboração de Ana Luísa Ferreira, Joana Carneiro, Matilde Ramos, tradução de Isabel Azevedo Rodrigues, e design gráfico de Pedro Rufino.

A iniciativa obteve o apoio mecenático da Fundação Millennium bcp.