Logo Diário Imobiliário
CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
JPS Group 2024Porta da Frente
Arquitectura
4º Open House Porto bate recorde

 

4º Open House Porto bate recorde

 

4º Open House Porto bate recorde

 

4º Open House Porto bate recorde

4 de julho de 2018

31 768 visitaram no último fim-de-semana os 65 espaços 4ª edição do Open House Porto, que este ano abordou o tema da arquitectura industrial. Foi a edição mais visitada de sempre.

O Terminal de Cruzeiros voltou a ser, pela terceira vez, o espaço que mais curiosidade suscitou, com 5553 visitas, seguindo-se o Mosteiro da Serra do Pilar (2673), Casa da Arquitectura / Real Vinícola (1969), a Torre Altice (1912), a Câmara Municipal do Porto (1196) e o Clube Fenianos Portuenses (1125).

Para Nuno Sampaio, director-executivo da Casa da Arquitectura (CA)– Centro Português de Arquitectura, entidade produtora e organizadora do evento, "este programa dedicado à arquitectura industrial reflectiu a vontade de mostrar espaços ligados ao trabalho, uma forma também de contrariar a estigmatização da indústria, demonstrando o seu papel no desenvolvimento da cidade”.

Entre os espaços industriais, os mais visitados foram as Caves Cockburn’s (613 visitantes), Super Bock Casa da Cerveja (465) e os Silos de Leixões (452). A habitação continua a ser um programa muito procurado. No topo do número de visitas ficou a Casa na rua do Paraíso (606), seguida pelas Quatro Casas (484) e a Casa do João (386).

Nuno Sampaio garante que "este foi um Open House Porto de consolidação, tendo sido atingido o número de 65 espaços que não se pretende aumentar”. Trata-se do primeiro Open House com a obra da CA já concluída e em funcionamento, também ela instalada num antigo espaço industrial resgatado da ruína e agora dedicado à promoção da arquitectura.

Na organização desta edição estiveram envolvidas mais de 700 pessoas, contando o trabalho dos 270 voluntários, assim como mais de 100 arquitectos e especialistas e mais de 260 representantes dos espaços, sem esquecer a equipa da Casa da Arquitectura e os fotógrafos e desenhadores que registaram os espaços em imagens.