Logo Diário Imobiliário
CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
JPS Group 2024Porta da Frente
Arquitectura
18 candidatos ao Prémio de Arquitectura do Douro

 

18 candidatos ao Prémio de Arquitectura do Douro

 

18 candidatos ao Prémio de Arquitectura do Douro

 

18 candidatos ao Prémio de Arquitectura do Douro

3 de fevereiro de 2017

Dezoito projectos apresentaram candidatura à quinta edição do Prémio Arquitectura do Douro, cujo vencedor será conhecido a 18 de Abril e que visa distinguir e promover boas práticas de arquitectura neste território.

Segundo informou a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), o prémio será entregue a 18 de Abril, Dia Internacional dos Monumentos e Sítios.

À quinta edição deste concurso bienal, implementado há cerca de 10 anos, foram submetidas 18 candidaturas.

“Estamos numa região Património Mundial que tem sabido evoluir e tem sabido respeitar os seus valores fundamentais. São 15 anos de Alto Douro Vinhateiro Património Mundial e são 10 anos de Prémio Arquitectura do Douro. Tempo suficiente para nos orgulharmos do caminho que este território tem percorrido”, afirmou Ricardo Magalhães, vice-presidente da CCDR-N, durante a apresentação do prémio, em Outubro.

Na altura, o responsável destacou que, por trás das intervenções arquitectónicas que têm sido promovidas nos últimos anos, há “empresas e empreendedores com investimentos perfeitamente enquadráveis com a classificação de Património Mundial”. Sublinhou ainda que é prioritário “apostar na divulgação de boas práticas que contribuem para a afirmação do Alto Douro Vinhateiro”.

 

Promover boas práticas

Este prémio procura distinguir e promover boas práticas do exercício da arquitectura realizadas na região após a inscrição do Alto Douro Vinhateiro na Lista do Património Mundial da UNESCO, a 14 de dezembro de 2001.

O concurso lançado pela CCDR-N dirige-se a intervenções de construção, conservação ou reabilitação de edifícios ou conjuntos arquitectónicos, bem como intervenções de desenho urbano em espaço público, feitos depois da classificação.

A última edição deste prémio, correspondente aos anos 2013/2014, foi ganha pelo Museu do Côa, dos arquitectos Camilo Rebelo e Tiago Pimentel.

Em 2011, o galardão foi atribuído ao armazém de envelhecimento de vinho desenhado por Siza Vieira para a Quinta do Portal e instalado entre as vinhas da paisagem classificada pela UNESCO.

O Prémio Arquitectura do Dourorepresenta uma parceria entre a CCDR-N, a Ordem dos Arquitectos – Secção Regional do Norte, a Direcção Regional da Cultura do Norte e a Turismo do Porto e Norte, e é financiado pelo NORTE 2020, no contexto dos apoios do Portugal 2020 e do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Lusa/DI