CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Arquitectura

Kongjian Yu, Arquitecto paisagista

Arquitecto paisagista chinês Kongjian Yu vem a Portugal pela primeira vez

19 de março de 2024

O arquitecto paisagista chinês Kongjian Yu vem a Portugal pela primeira vez na primeira edição do NBS Summit Urban Edition, que terá lugar nos dias 23 e 24 de Maio na Super Bock Arena, Porto. Um evento de referência na área da sustentabilidade urbana.

Organizado pela Associação Nacional de Coberturas Verdes (ANCV), conta com o apoio do Município do Porto através da Águas e Energia do Porto, e que irá reunir líderes, especialistas, investigadores e profissionais comprometidos com o avanço das Soluções Baseadas na Natureza (NBS) e do desenvolvimento urbano sustentável.

A presença do renomado arquitecto paisagista Kongjian Yu como convidado especial no aguardado NBS Summit Urban Edition, é um dos pontos altos previstos para o evento. Doutorado pela Harvard GSD (1995), decano da College of Architecture and Landscape Architecture Peking University e fundador da Turenscape — um dos mais proeminentes estúdios de arquitectura paisagista da China com mais de 500 colaboradores — Yu tornou-se numa das mais importantes e visionárias figuras da transformação urbana das cidades contemporâneas. A par da sua vasta prática projectual que procura integrar soluções conjuntas entre elementos tradicionais e contemporâneos chineses, Yu é igualmente reconhecido por ter desenvolvido o conceito de design ecológico Sponge City. Por essas razões, ao longo de sua carreira, Yu foi galardoado com inúmeras distinções, das quais se destacam o IFLA Sir Geffrey Jellico Award (2020) — o mais alto reconhecimento da Federação Internacional de Arquitectos Paisagistas —, e Oberlander International Landscape Architecture Prize (2023) — uma distinção bienal concebida para comemorar a famosa arquitecta paisagista canadiana Cornelia Hahn Oberlander, que morreu em 2021. 

Até à data, Yu desenvolveu mais de 600 projectos construídos em mais de 200 cidades, principalmente no continente Asiático. Sponge City e Nature Based Solutions Yu é reconhecido internacionalmente pelo seu trabalho inovador na criação de espaços urbanos que harmonizam de forma única a natureza e a função humana nomeadamente pelo conceito Sponge Cities que visa enfrentar os desafios de inundações urbanas e escassez de água por meio de infraestruturas naturais e sustentáveis. As suas investigações sobre Ecological Security Patterns (1995) e Ecological Infrastructure, Negative Planning and Sponge Cities (2003) foram adoptadas pelo Governo Chinês (2013) como diretrizes para as campanhas de protecção e restauração ecológica. Tendo ajudado na transição das políticas ecológicas chinesas a nível nacional e tendo sido implementadas em mais de 200 cidades. 

Esta passagem de um urbanismo centrado no desenvolvimento económico para um urbanismo ecologicamente prudente deveu-se às mais de 600 palestras que Yu dirigiu a ministros, presidentes de câmara, e técnicos, assim como às numerosas cartas dirigidas aos principais dirigentes chineses. O conceito de Sponge Cities centra-se na problemática das inundações urbanas aceleradas pelas alterações climáticas, introduzindo zonas infra-estruturais em grande escala — como zonas húmidas construídas, vias verdes, parques, coberturas ajardinadas, entre outras — que actuem como dispositivos “esponja”, retendo a água em vez de drená-la. Através desta metodologia de Yu, é expectável que até 2030, 80% das cidades onde a estratégia foi implementada, sejam capazes de absorver 70% da sua precipitação.

Ao longo de sua carreira, Kongjian Yu tem sido um defensor incansável das soluções baseadas na natureza, acreditando firmemente no poder transformador que têm para criar cidades mais sustentáveis, resilientes e habitáveis.