CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Sustentabilidade

Energias renováveis

Ardian anuncia acordo para adquirir Akuo

27 de março de 2025

A Ardian, uma das principais empresas de private equity, anunciou que chegou a acordo para adquirir a Akuo, uma produtora de energia independente líder especializada em energia renovável.

Fundada em 2007, e apoiada pela ICG desde 2022, a Akuo tornou-se um importante player na produção de energia renovável. Especialista em energia eólica, fotovoltaica e armazenamento, a Akuo está presente em 12 mercados importantes na Europa e nos dois continentes americanos. Ancorado no coração das comunidades locais, o grupo Akuo desenvolve fontes de energia locais, que contribuem para as metas de descarbonização e a independência energética.

Graças ao seu espírito empreendedor e compromisso constante com a inovação, a capacidade de produção e de armazenamento da Akuo deverá atingir 1,9 gigawatts (GW) até ao final de 2024, com metas de atingir 5 GW até 2030. Esse crescimento é apoiado por um portefólio robusto de projectos em desenvolvimento.

A Ardian irá alavancar a sua expertise no sector das energias renováveis para dar suporte à Akuo na sua próxima fase de crescimento. Além de capitalizar os sólidos fundamentais da empresa para perseguir ambições de crescimento, a Ardian também fornecerá a capacidade financeira necessária para os numerosos projectos de energia renovável da Akuo.
Akuo demonstrou a sua posição pioneira no desenvolvimento de energia renovável
"Estamos orgulhosos de poder dar suporte à Akuo na próxima fase do seu desenvolvimento. Esta transação reflete o nosso compromisso em dar suporte a plataformas de infraestruturas empreendedoras de alto potencial na sua jornada para a industrialização e crescimento como parte da transição energética", refere Benoit Gaillochet, CO-Hear of Infraestucture Europe, Ardian.
Éric Scotto, Co-Founder Akuo, acrescenta: "Esta aquisição é uma excelente oportunidade para a Akuo, que beneficiará da Ardian como parceira de longo prazo para dar suporte à sua próxima fase de crescimento. A Ardian permitirá que a Akuo não apenas optimize os seus negócios e expanda a sua presença internacional, mas também inove mais rapidamente para dar resposta aos desafios energéticos do amanhã. A Adrian é a parceira ideal para continuar o trabalho base iniciado há mais de 16 anos por equipas dedicadas e comprometidas. Gostaria de expressar o meu orgulho e gratidão a todos os funcionários que ajudaram a construir o que a Akuo se tornou: um grupo de tal qualidade é fruto do trabalho de homens e mulheres que uniram o melhor de si mesmos".

Já Penelope Dietsch, managing director, ICG infrastructure strategy, comenta: "Estamos muito satisfeitos por poder contribuir para o sucesso da Akuo e das suas equipas nos últimos anos. A Akuo demonstrou a sua posição pioneira no desenvolvimento de energia renovável. Estamos convencidos de que a Ardian irá fornecer os recursos necessários para fortalecer ainda mais as posições do grupo e acelerar o seu crescimento".
A Ardian aposta nas energias renováveis desde 2007, posicionando-se como pioneira na transicção energética. Através dos fundos de infraestruturas da Ardian, a equipa já gere mais de 8 GW de capacidade de energia térmica e renovável na Europa e nas Américas e tem mais de 35 mil milhões de dólares sob gestão.

A transacção continua sujeita ao processo legal de informação e consulta aos organismos representativos dos trabalhadores relevantes, e à autorização das autoridades reguladoras relevantes.