Algarve atrai cada vez mais turistas com gostos multifacetados
A actual estratégia de promoção do Turismo do Algarve - têm sido decisivas para consolidar o posicionamento do Algarve como um destino multifacetado, capaz de atrair visitantes com interesses diversos.
Para além de enriquecer o portefólio turístico do destino e de potenciar uma lógica de complementaridade entre as várias experiências que a região oferece aos visitantes, esta estratégia tem sido decisiva para manter uma evolução positiva de vários indicadores no primeiro semestre, resultando em:
+ 2.8% de dormidas
+ 3.1% de hóspedes
+ 3.3% de passageiros que aterraram em Faro
+ 6% voltas de golfe
(valores acumulados de Janeiro a Junho de 2024, face ao mesmo período do ano anterior)
Estes números traduzem o esforço e o trabalho que têm sido desenvolvidos em conjunto com o setor, permitindo antever um verão promissor para a região.
Vendo reconhecida esta prestação positiva, a Associação Turismo do Algarve (ATA) - responsável pela promoção turística externa do destino - continua a expandir a sua base de associados. No primeiro semestre, registou a adesão de 15 novas empresas da região, representativas de várias atividades turísticas e de vários territórios do destino, alcançando um total de 391 associados.
Cada vez mais conscientes dos benefícios deste trabalho conjunto e do contributo que podem dar para o desenvolvimento do turismo da região, a adesão e a participação das empresas do setor em torno das ferramentas e ações promocionais que o Turismo do Algarve disponibiliza também tem aumentado de forma significativa. Exemplo disso é o número recorde de empresas associadas que, na primeira metade do ano, se candidataram aos apoios financeiros existentes para Planos de Comercialização e Vendas dirigidos aos mercados externos. Das 99 candidaturas recebidas, 85 foram elegíveis para desenvolver esse plano com o apoio do Turismo do Algarve, o que se traduziu num financiamento total de campanhas de marketing internacional na ordem dos 2 milhões de euros.
Balanço da atividade de promoção externa do Turismo do Algarve em números
[1 Janeiro 2024 – 30 Junho 2024]
* Campanhas de marketing com Companhias Aéreas, Operadores Turísticos e OTA's (Online Travel Agencies)
O primeiro semestre serviu para preparar várias campanhas de marketing, realizadas em parceria com operadores turísticos e companhias aéreas, com vista a potenciar reservas nos próximos meses e até ao final do ano. Entre estas ações, contam-se colaborações com companhias como a Easyjet, British Airways, Lufthansa, Volotea, Air Transat, Condor e Jet2.com, entre outras.
> realização de 11 campanhas de co-marketing com companhias aéreas provenientes de nove mercados
> realização de 21 campanhas de co-marketing com operadores turísticos e OTA's, provenientes de 12 mercados:
- 11 campanhas multiprodutos
- 7 campanhas de golfe
- 3 campanhas de natureza / desporto / cyling & walking
> lançamento de 18 campanhas de co-marketing (ainda a decorrer) com operadores turísticos e OTA's, provenientes de oito mercados
* Feiras e eventos do sector
A participação em feiras e eventos do setor continua a ser uma estratégia fundamental para aumentar o interesse pelo Algarve, facilitando o contacto direto com potenciais clientes e parceiros. Para além da promoção, estes eventos são também essenciais para o desenvolvimento de networking e identificação de novas oportunidades de negócio.
No primeiro semestre de 2024, realizaram-se já várias dessas iniciativas, com destaque para a reunião com a Associação de Operadores Turísticos dos EUA (USTOA); a participação na convenção norte-americana da IAGTO; a presença no L.E./MIAMI - um dos eventos mais exclusivos para profissionais dedicados ao turismo de luxo nos EUA e a participação no Global Meeting & Incentive Travel Exchange.
> presença do destino em 32 feiras/eventos internacionais:
- 6 eventos de MICE
- 16 eventos multiprodutos
- 2 eventos de Golfe
- 8 eventos de natureza / desporto / cyling & walking
* Visitas ao destino
O Turismo do Algarve continua a valorizar a importância que jornalistas e influenciadores têm como divulgadores e prescritores do melhor que a região tem para oferecer a quem a visita. Para além da organização e apoio dado a visitas ao destino, privilegiando programas surpreendentes e diferenciadores, participou, pela primeira vez, na TBEX Europe, a maior conferência dedicada a criadores de conteúdos e influenciadores de viagens e lifestyle na Europa.
> 44 visitas de imprensa realizadas | 51 participantes, provenientes de 11 mercados
> 10 visitas de familiarização | participação de 80 operadores/agentes de viagens, provenientes de 14 mercados
Interesse de mercados de longa distância continua a aumentar
Ao longo do 1º semestre de 2024, o interesse dos turistas provenientes dos EUA (+11,4%), Canadá (+16,5%) e Brasil (+4,3%) pelo Algarve continuou a crescer, consolidando uma tendência que tem sido observada nos últimos anos.
De recordar que, para capitalizar este aumento da procura, o Turismo do Algarve decidiu reforçar, desde o início do ano, as ações promocionais direcionadas aos mercados dos Estados Unidos e do Canadá, como forma de incentivo a um maior número de visitas à região e contributo para a amplificação das rotas aéreas que ligam o destino a estes mercados.
Além do turismo de lazer, a procura pelo Algarve como destino para a realização de eventos profissionais é uma das motivações de visita que tem estado a crescer de forma evidente, atraindo a atenção de vários mercados, incluindo os EUA, mesmo não havendo ainda voos directos para Faro.