Aldeia Histórica de Castelo Novo, uma das "Melhores Aldeias Turísticas" - distingue a OMT
A Aldeia Histórica de Castelo Novo foi distinguida como uma das "Melhores Aldeias Turísticas" pela Organização Mundial de Turismo, na segunda edição da iniciativa "Best Tourism Villages by UNWTO". A Aldeia Histórica do município do Fundão foi a única do país a receber esta distinção, depois de, em 2021, a Aldeia Histórica de Castelo Rodrigo ter conquistado a mesma distinção.
A Aldeia Histórica de Castelo Novo foi reconhecida como uma das "Melhores Aldeias Turísticas" entre 130 candidatas de 57 países, na segunda edição da "Best Tourism Villages by UNWTO", uma iniciativa promovida pela Organização Mundial de Turismo, que procura demonstrar que o turismo pode ser uma força positiva para o desenvolvimento rural e o bem-estar das comunidades.
A segunda edição da iniciativa "Best Tourism Villages by UNWTO" distinguiu aldeias, por todo o mundo, genuinamente comprometidas com a promoção e a preservação do seu legado cultural e histórico, e promotoras de turismo sustentável. No caso concreto da Aldeia Histórica de Castelo Novo, recentes projectos como "Mobilidade Urbana Sustentável" desenvolvido em parceria com a Renault Portugal, a implementação da rede de fibra ótica com a Altice e uma série de medidas no campo da acessibilidade, foram decisivos para a atribuição da distinção "Melhores Aldeias Turísticas".
O anúncio oficial das "Melhores Aldeias Turísticas 2022" aconteceu esta terça-feira (dia 20 de Dezembro), enquanto a cerimónia oficial da entrega da distinção está agendada para os dias 27 e 28 de Fevereiro de 2023, na Arábia Saudita.
Recorde-se que as Aldeias Históricas de Portugal foram o primeiro destino em rede – à escala mundial –, e o primeiro destino nacional a receber a certificação Biosphere Destination.
A rede é constituída por Almeida, Belmonte, Castelo Mendo, Castelo Novo, Castelo Rodrigo, Idanha-a-Velha, Linhares da Beira, Marialva, Monsanto, Piódão, Sortelha e Trancos.