CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

Vanguard investe 25 milhões para dinamizar a construção em madeira

27 de junho de 2022

A Vanguard Properties celebrou um acordo de entrada no capital da Black Oak Company, empresa de construção em madeira que detém uma unidade industrial em Esposende, para produzir casas sustentáveis.

Com um investimento estratégico superior a 25 milhões de euros, a Black Oak Company passa para o controlo da Vanguard Properties. A promotora imobiliária pretende assim expandir a fábrica com vista à duplicação da área de implementação para 20 mil metros² e aumentar a capacidade instalada para uma produção anual de 200 estruturas de casas de madeira (woodframe) e mil em CLT (cross-laminated timber) e customizáveis.

Ao longo dos próximos meses, a fábrica em Esposende será reforçada com o aumento da força de trabalho passando de 40 para 100 colaboradores. A empresa Black Oak Company irá operar no mercado com a marca KŌZŌWOOD (Kōzō = “estrutura”, em Japonês), numa estratégia de rebranding alinhada com o posicionamento nos mercados internacionais.

Segundo a Vanguard Properties "este é um investimento estratégico que alia a inovação à sustentabilidade, alterando o paradigma no imobiliário em geral e no método construtivo em particular, com casas que são Net Zero Carbon Buildings, isto é, com alta eficiência energética e uma pegada ambiental neutra ou negativa e 90% do processo de construção off-site".

A promotora imobiliária tem já previsto a produção de mil casas sustentáveis para os projectos Terras da Comporta e Muda Reserve, cujo início de produção está previsto para o início do quarto trimestre. José Cardoso Botelho, CEO da Vanguard Properties, refere que “a empresa tem vindo a assumir uma posição pró-activa que pretende ir muito para além do que dita a legislação ambiental. Perante os atuais desafios que enfrentamos, só faz sentido olharmos para os nossos projectos numa perspectiva de futuro sustentável. Por outro lado, a aposta neste método construtivo vai contribuir para o grande objetivo de sustentabilidade dos projetos Terras da Comporta e Muda Reserve, que passa por garantir que todos os edifícios construídos sejam neutros em emissões de carbono (Net Zero Carbon Buildings). Estamos muito satisfeitos com esta operação e com a nossa aposta que, salvaguardada a qualidade ímpar dos produtos que desenvolvemos, nos permitirá manter na vanguarda do sector”.

De acordo com a promotora, os sistemas woodframe e CLT utilizam um material natural, renovável e reciclável, que promove o reflorestamento, retém o dióxido de carbono e não requer a queima de combustíveis fósseis durante a sua produção. O desenvolvimento de novas tecnologias na engenharia e na arquitectura já permitem que a construção a partir de estruturas em madeira seja hoje uma solução sustentável e competitiva face às estruturas de aço, betão ou alvenaria. Oferecem ainda maior resistência aos fogos e aos sismos, maior facilidade de transporte e montagem, melhor relação peso/resistência e maior economia dos custos.

As casas de madeira comercializadas pela KŌZŌWOOD serão produzidas off-site, com cerca de 90% da estrutura em madeira a ocorrer em ambiente fabril e controlado. "Este método construtivo permite fixar os colaboradores da unidade industrial na região de Esposende, evitando deslocações desnecessárias, promovendo o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal, e também reduz a poluição atmosférica, visual e ambiental. Além disso, estas casas de estrutura em madeira garantem maior protecção da paisagem natural por serem 85% mais leves do que edifícios em betão e são, assim, menos exigentes ao nível das estruturas de suporte", refere a Vanguard em comunicado.