Logo Diário Imobiliário
CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
JPS Group 2024Porta da Frente
Actualidade
Valores de arrendamento na logística os mais altos desde 2012

 

Valores de arrendamento na logística os mais altos desde 2012

26 de junho de 2018

Os valores de arrendamento no sector de logística na Zona Euro aumentaram 6% desde 2012. Apesar do 1º trimestre de 2018 ter registado uma pequena desaceleração, a taxa de crescimento real verificou uma rápida recuperação (+0.4%).

Segundo o último relatório da consultora Worx, no Reino Unido (+0.1%) onde a incerteza sobre o Brexit se mantém, o crescimento baixou consideravelmente. Para o ano de 2018 é possível antecipar uma tendência de crescimento para a Zona Euro de (+2.2%) e um crescimento médio para o Reino Unido de (+1.5%). O aumento de ritmo no crescimento económico vai provavelmente ser acompanhado com uma melhoria nas taxas de inflação.

O estudo mostra ainda que os valores de renda para o sector industrial & logístico, observaram uma evolução muito ligeira, com o índice de arrendamento efectivo líquido a permanecer em terreno muito estável nos últimos seis meses. Nos principais mercados europeus, os arrendamentos considerados prime aumentaram apenas 6% nestes últimos cinco anos.

As rendas têm continuado a aumentar ligeiramente nos mercados de Berlim, Bucareste, Prague, Polônia central, os Países Bálticos, Milan, Lyon e outros, desde o início de 2017 e têm estado a aproximar-se dos mercados core. O crescimento nos valores de renda praticados permanece em geral bastante sutil, com o 1º trimestre de 2018 a registar estabilidade no mercado europeu.

De acordo com a Worx em Portugal, não deverão ser registadas oscilações dignas de nota ao nível das rendas prime. Perante a falta de oferta nova, o mercado deverá acusar a pressão e ser verificado um ligeiro aumento das rendas em produtos secundários.