França inaugura estrada solar
Foi inaugurada em França a primeira estrada de placas de energia solar do mundo. A nova via de apenas 1 km na povoação de Tourouvre-au-Perche, na região da Normandia, e que foi inaugurada pela ministra do Ambiente, Ségolène Royal, pode alimentar a iluminação pública de uma cidade de até 5 mil habitantes.
O troço agora electrificado foi coberto por lajes fotovoltaicas num investimento que ascendeu a 5 milhões de euros.
As placas solares foram revestidas com uma resina com silicone, o que, segundo os peritos, as torna resistentes para suportar o peso e o fluxo dos veículos que vão circular pelo local.
Embora ainda com uma pequena extensão, e apesar do seu elevado custo, o projecto – financiado pelo Estado francês - constitui o mais sério «banco de ensaio» para este tipo de geração de energia.
Promovido pela Wattway, a solução é uma inovação patenteada francesa assente em cinco anos de pesquisa realizada por Colas, líder mundial em infraestrutura de transportes, e do Instituto Nacional de Energia Solar INES. Os promotores da Wattway – cuja sigla é “Façamos da estrada a energia de amanhã” - esperam conseguir custos de produção de energia solar convencional competitivos, antes de passar para a comercialização do seu processo. Por enquanto, têm em carteira uma centena de pequenos projectos fotovoltaicos experimentais, metade dos quais em França e outro no exterior.