




Setúbal já tem Centro Interpretativo do Roaz
O Centro Interpretativo do Roaz do Estuário do Sado foi hoje inaugurado em cerimónia a que esteve presente o ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes. O novo centro funciona na Casa da Baía, em Setúbal, e tem por objectivo valorizar a comunidade de golfinhos do Sado e aumentar o conhecimento sobre a comunidade de cetáceos ali residentes.
"Uma população única em Portugal e das poucas residentes na Europa, o que justifica em pleno a criação do Centro Interpretativo do Roaz do Estuário do Sado", destacou a presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, na cerimónia de inauguração do novo espaço expositivo e de aprendizagem.
A autarca acrescentou que o centro "tem uma forte componente de educação ambiental", no qual "todos podem aprender mais sobre as espécies com maior destaque na região", em particular a comunidade de roazes-corvineiros, actualmente composta por cerca de três dezenas de membros.
"Destacamos não apenas a grande importância do roaz-corvineiro na região mas também a de outras espécies aqui existentes e todo o património natural que é possível de ser observado à superfície e no plano de água", acentuou a presidente da Câmara Municipal de Setúbal.
O ministro do Ambiente, João Matos Fernandes, destacou a pertinência do Centro Interpretativo do Roaz do Estuário do Sado, um novo espaço, de entrada gratuita, inaugurado no Dia Mundial do Ambiente, que "alia as componentes festivas e de educação ambiental."
Para o governante, a educação é peça fundamental para a resolução de diversas matérias ambientais, em particular os principais problemas da actualidade, concretamente o uso do plástico, o qual considera "o problema número um", bem como a gestão dos recursos hídricos.
O Centro Interpretativo do Roaz do Estuário do Sado resulta de um acordo firmado em Novembro do ano passado entre a Câmara Municipal de Setúbal e o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas para cogestão dos equipamentos da Herdade da Mourisca e da Casa da Baía.