CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Reabilitacao

 

Semana de Reabilitação Urbana de Lisboa (em formato híbrido) decorre de 11 a 13 de Maio

26 de abril de 2021

 A VIII Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa, organizada pela Vida Imobiliária, com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa e da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, decorre este ano de 11 a 13 de Maio, em formato online/presencial.

João Pedro Matos Fernandes, Ministro do Ambiente e da Transição Energética, abrirá a sessão inaugural, com intervenção agendada para as 10h10, durante a qual irá apresentar as linhas gerais do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), com especial foco nas estratégias para o sector da habitação.

 

PRR: 2.782 milhões de euros de investimento em políticas públicas de habitação

Recorde-se que este Plano determina as áreas de aplicação dos fundos europeus para incentivar a recuperação económica pós-Covid. A Portugal cabe uma fatia de cerca de 14.000 milhões de euros, dos quais 2.782 milhões estão alocados ao investimento em políticas públicas de habitação. O horizonte de aplicação dos fundos é de 5 anos, até 2026. Das várias dotações previstas para o sector da habitação, destacam-se 1.251 milhões de euros para o Programa 1º. Direito, que visa apoiar 26.000 famílias no acesso a uma habitação condigna; 775 milhões de euros para a construção de um parque público de arrendamento e 375 milhões de euros para o desenvolvimento da oferta de alojamento para estudantes. Em qualquer das áreas, as intervenções pretendem estimular a reabilitação do parque existente, embora também estejam previstos projectos de construção nova.

 A VIII Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa conta este ano com o apoio do Portal da Construção Sustentável como parceiro estratégico.

As sessões da Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa decorrerão no novo Pólo de Inovação Social da Mitra, na zona Oriental de Lisboa, sendo transmitidas, de forma online e gratuita, para todos os participantes registados no evento através da plataforma virtual Swapcard. Complementarmente, terão uma audiência presencial limitada de acordo com as restrições impostas pela pandemia.