Logo Diário Imobiliário
CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
JPS Group 2024Porta da Frente
Reabilitacao
Fundo Nacional de Reabilitação criado até Outubro

 

Fundo Nacional de Reabilitação criado até Outubro

 

Fundo Nacional de Reabilitação criado até Outubro

 

Fundo Nacional de Reabilitação criado até Outubro

1 de setembro de 2016

O Governo vai, até ao final de Outubro, criar o Fundo Nacional de Reabilitação do Edificado, segundo refere resolução hoje publicada no Diário da República, veículo que terá como principal missão reabilitar edifícios públicos e privados de forma a promover arrendamento a preços acessíveis. A Fundiestamo, sociedade gestora de fundos de investimento imobiliário, detida integralmente pelo Estado, será responsável pela gestão.

O FNRE foi apresentado pelo Governo em Abril durante a Semana da Reabilitação Urbana e terá a forma um Fundo Especial de Investimento Imobiliário, fechado e de subscrição particular, orientado para o desenvolvimento de projectos de reabilitação de imóveis e para a promoção do arrendamento, tendo em vista a regeneração urbana e o repovoamento dos centros urbanos.

Segundo as metas indicativas para 2017-2026 apresentadas em Abril pelo Governo, o FNRE propõe-se aplicar 1.400 milhões de euros na aquisição de activos e reabilitação ao longo de de 10 anos, o que corresponderá a um volume de 1.000.000 m2 reabilitados, dos quais 800.000 m2 correspondem a habitação (7.500 fogos) e 200.000 m2 a comércio/serviços tradicionais.

O Governo pretende promover o acesso à habitação, em particular, à classe média, através de uma política de preços acessível, além de apoiar e dinamizar o comércio de proximidade, em particular o comércio tradicional.