CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Reabilitacao

 

Arcos de Valdevez: reabilitação do centro urbano em discussão pública

29 de abril de 2020

A Operação de Reabilitação Urbana (ORU) do centro urbano de Arcos de Valdevez, num investimento público e privado de 22,7 milhões de euros, a concretizar numa década, encontra-se em discussão pública, informou hoje a câmara local.

Segundo o presidente da autarquia minhota, João Manuel Esteves, as intervenções previstas "visam a reabilitação do edificado público e privado, a revitalização económica e atractividade, valorização recursos naturais, paisagísticos e naturais, com destaque para a requalificação das margens do rio Vez".

O autarca social-democrata acrescentou que a ORU pretende ainda "potenciar o investimento privado na reabilitação do edificado do centro histórico do concelho para fomentar o mercado de arrendamento".

Segundo João Manuel Esteves, as intervenções de reabilitação incidirão "nos espaços públicos urbanos e espaços verdes, na mobilidade e segurança, e nos edifícios para habitação ou para utilização colectiva".

"Esta ORU vem complementar o investimento em reabilitação urbana que a Câmara de Arcos de Valdevez realizou nos últimos quatro anos, num valor superior a 6,7 milhões de euros", sustentou.

A discussão pública do projeto da ORU do centro urbano de Arcos de Valdevez, orientada por um Programa Estratégico de Reabilitação Urbana (PERU), iniciada na segunda-feira, vai decorrer durante 20 dias úteis, até 25 de Maio.

Durante a participação pública, "qualquer interessado poderá apresentar o seu contributo, por escrito, em documento devidamente identificado, dirigido à Câmara de Arcos de Valdevez, para o correio electrónico, ou ainda através do preenchimento e submissão do formulário no sítio da Internet do município".

Lusa/DI