Mediação Imobiliária em Portugal comemora 60 anos
A ASMIP - Associação dos Mediadores do Imobiliário de Portugal, vai reunir um conjunto de profissionais para comemorar o Dia do Mediador que este ano celebra o 60º aniversário num evento online que decorre nos dias 29 e 30 de Junho de 2021.
A iniciativa da ASMIP destina-se a recordar esta data alusiva ao início da actividade de mediador imobiliário - que até 2019 foi celebrada com a realização de um seminário nacional que reunia várias dezenas de empresas associadas - com o objectivo de debater os assuntos que preocupam os mediadores imobiliários.
O evento destaca um conjunto de temas que são de grande importância para a atividade de mediação imobiliária e que continuam a preocupar o setor, apesar de, nesta altura, o país dar mostras de estar a recuperar ao nível económico, contudo continuam a apresentar-se grandes desafios que é necessário ultrapassar.
De acordo com Francisco Bacelar, presidente da ASMIP, os temas que vão ser debatidos nas duas tardes do evento do Dia do Mediador são os assuntos mais prementes e actuais que continuam a ser as grandes preocupações para os profissionais do setor da mediação.
A tarde do dia 29 inicia-se com um ‘olhar’ sobre a história da evolução da atividade de Mediação Imobiliária em Portugal, seguindo-se um tema muito pertinente: a “Importância da Mediação no contexto social e económico”.
No dia 30, os oradores convidados vão debruçar-se sobre os “Procedimentos e Legislação atual e futura”. O último tema vai debater o “Futuro da Cidade: Desafios para o Imobiliário e para a Mediação”.
A celebração do Dia do Mediador é alusiva ao início da actividade do mediador imobiliário, criada pelo Decreto-Lei nº 43 767, de 30 de junho de 1961, que regulamentou, no artigo 1º, ‘a actividade comercial de mediador na compra e venda de bens imobiliários’.