Lidl inaugura entreposto logístico semi-robotizado em Santo Tirso
O mais moderno entreposto do Lidl já está a operar a 100%, assumindo o fornecimento das lojas do norte de Portugal e representou um investimento de 73 milhões de euros. A nova unidade contribui para o desenvolvimento de uma nova zona industrial no Norte do país, e a criação de quase duzentos novos postos de trabalho.
Recorde-se que a marca alemã da distribuição alimentar conta com 82 lojas na região norte, onde este entreposto vem substituir o anterior, de Vila Nova Famalicão, existente desde 1997.
Marcando o desenvolvimento de uma nova zona industrial em Santo Tirso, (Zona Industrial da Ermida), o entreposto ocupa um espaço de 48.000 metros quadrados, equivalente a 5 campos de futebol e tem capacidade para abastecer mais de 100 lojas, garantindo uma maior eficiência de resposta e ganhos significativos do ponto de vista da sustentabilidade das operações. A capacidade de armazenagem é de 55.000 paletes e conta com mais de 90 cais.
Trata-se do primeiro entreposto semi-robotizado do Lidl em Portugal, o que traz benefícios, “como um maior ganho de capacidade de armazenamento por m2, menos perdas de produto, maior eficiência da operação e uma mais eficiente organização da entrada e saída das paletes” – refere a empresa em comunicado.
O entreposto conta ainda com 400 lugares de estacionamento e seis estações duplas de carregamento para veículos eléctricos.