Milão vai ter um jardim “4 estações”
Com as alterações climáticas a ocorrerem com uma rapidez inesperada e as estações do ano a perderem a sua identidade e caracterização, o arquitecto italiano Carlo Ratti concebeu um jardim “4 Estações” para a cidade de Milão.
O “Giardino di quattro stagioni” usará um sistema de controle climático de alta precisão para fazer com que os diferentes ambientes coexistam.
O arquitecto italiano Carlo Ratti, Professor do Massachusetts Institute of Technology (MIT) e fundador do seu atelier, não esconde as suas preocupações com as alterações do clima a nível planetário e apresentou um projecto inovador e didáctico para as novas gerações europeias que correm o risco de perder a noção da sucessão das estações do ano.
O “Giardino di quattro stagioni” será um jardim fechado onde as quatro estações do ano vão coexistir num mesmo lugar. O projecto usará um sofisticado sistema de controlo climático de alta precisão que distribuirá a energia solar adequada a cada uma das estações – Outono, Inverno, Primavera e Verão.
Ratti vai mais longe e acrescenta que este não é um mero projecto didáctico a pensar nas novas gerações, tendo afirmado à revista Designboom: “Como a mudança climática pode-se tornar mais extrema, a importância de imaginar estratégias para remediar o clima aumentará dramaticamente. Essa foi a nossa inspiração para o ‘Giardino di quattro stagioni’, onde iniciamos uma técnica para uma rede sustentável e estrutural de plantas”.