Madrid: Edifício Espanha comprado pela cadeia RIU
A cadeia hoteleira RIU chegou a um acordo com o Grupo Baraka para a compra de 100% do icónico edifício madrileno onde vai abrir seu primeiro hotel urbano em Espanha.
A cadeia hoteleira, com sede nas ilhas Baleares, adquiriu ao Grupo Baraka, de Múrcia, a parte restante do imóvel, ficando assim como proprietário único do Edifício Espanha. Recorde-se que já este ano os dois grupos – RIU e Baraka Investment Group – haviam adquirido por 272 milhões de euros o efifício ao grupo chinês Wanda, com a intenção de aí instalarem um hotel com cerca de 650 quartos.
A cadeia RIU, propriedade da família Riu e do operador turístico alemão Tui, vai iniciar profundas obras de renovação no imóvel a fim de o transformar no primeiro hotel em Espanha da sua linha urbana Riu Plaza.
A RIU sempre havia mostrado grande interesse neste projecto. "Estava nos nossos planos estratégicos abrir um hotel Riu Plaza em Espanha e esta oportunidade em Madrid, numa localização única e num edifício emblemático, cumpria amplamente todos os requisitos” afirmou Luis Riu, conselheeiro delegado da RIU Hotels.
O futuro hotel Riu Plaza ocupará 24 dos 27 pisos do Edifício Espanha, sendo esses três utilizados para instalar uma área comercial. A futura unidade hoteleira terá a categoria de 4 estrelas e disponibilizará cerca de 650 quartos. O hotel contará também com a maior área na região de Madrid para a realização de eventos: mais de 1.800 metros quadrados, além de dois restaurantes, piscina na cobertura, piso que acolherá igualmente um Sky Bar e um espaço adicional para eventos com cerca de 900 metros quadrados.
Actualmente a cadeia conta com mais de 100 hotéis um pouco por todo o mundo, dos quais seis integram a categoria Riu Plaza. O a abrir portas foi o Rio Plaza Cidade do Panamá, em 2010, a que se seguiram o Riu Plaza Guadalajara no México, o Riu Plaza Miami Beach e o Riu Plaza New York Times Square nos EUA, o Riu Plaza Berlim na Alemanha e, mais recentemente, o Riu Plaza The Gresham Dublin, na Irlanda.
O Edifício Espanha, a história
Situado na Praça de Espanha e no final da Gran Vía, em pleno coração de Madrid, o Edifício Espanha é um dos imóveis mais mediáticos da arquitectura do Franquismo. Com 25 pisos e 117 metros de altura, é o oitavo edifício mais alto da capital espanhola.
O edifício “começou a ser construído em 1948 numa promoção da Companhia Inmobiliaria Metropolitana, acabando por ser concluído apenas em 1953. Os autores do projecto foram o engenheiro José María Otamendi e o arquitecto Julián Otamendi, que pertenciam à família proprietária da empresa promotora.