CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Internacional

 

 

Governo de Timor-Leste vai ampliar e modernizar o Aeroporto de Dilí – investimento ascende a 209 milhões de dólares (180 M€)

6 de outubro de 2021

O Governo de Timor-Leste, através do seu ministro das Finanças, Rui Augusto Gomes, assinou esta sexta-feira, com o Banco Asiático de Desenvolvimento (BAD), um acordo de empréstimo no valor de 135 milhões de dólares. O capital destina-se a financiar parte das obras de extensão da pista de aterragem de 1850 para 2100 metros, a construção da torre de controlo e a reabilitação da iluminação e instalações no Aeroporto Internacional de Presidente Nicolau Lobato (AIPNL).

O investimento conta ainda com 30 milhões de dólares alocados pelo orçamento do Estado da República e 44 milhões de dólares doados pelo Japão. Este montante global de 74 milhões de dólares financiarão a compra de terrenos envolventes à aerogare, o plano de urbanização  e pasagístico, a construção de um novo terminal de passageiros e uma estação de fornecimento de energia eléctrica para o Aeroporto Internacional.

A ronda de pré-qualificação para o projecto de expansão do principal aeroporto internacional do país foi já lançada pelo Ministério das Finanças - Comissão de Aquisições (CNA), segundo informa o CLBrief.

Espera-se que o novo aeroporto aumente a segurança do aeroporto e atraia mais companhias aéreas, e como resultado, mais passageiros e carga para o aeroporto.

O projecto cumprirá as normas internacionais de segurança, o que ajudará a preparar o caminho para a adesão de Timor-Leste a organizações globais e regionais, tais como a Organização Mundial do Comércio e a Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN) – refere aquela publicação.