A nova sede da Apple já foi inaugurada
O projecto de arquitectura do novo Apple Park, inaugurado em Cupertino, Califórnia, nos EUA, é da Foster + Partners, mas o projecto é apontado como "o último grande trabalho" do fundador da empresa, Steve Jobs, antes de falecer em 2011.
O campus implantado num terreno com mais de 30 hectares abriga equipamentos diversos, entre eles um centro de bem-estar de 10 mil metros quadrados, um teatro, um túnel de entrada de 200 metros de comprimento e um grande café. É um paradigma de inovação e sustentabilidade.
A nova morada institucional da icónica companhia da «maçã», que levou oito anos a construir, dista a pouco mais de um quilómetro da antiga sede da Apple.
O vidro é o elemento dominante do projecto de 260 mil metros quadrados, que abriga 12 mil funcionários e apresenta os maiores painéis de vidro curvo do mundo. Steve Jobs na sua última aparição em público antes de falecer valorizava essa característica do edifício: "Não há sequer uma peça recta de vidro neste edifício." Dizia em 2011.
A florestação da vasta área envolvente tem sido também uma obra ciclópica. A empresa mandou plantar 9.000 árvores resistentes à seca em todo o campus, recriando uma experiência que Jobs procurou trazer de seus longos passeios na Califórnia rural. A intenção foi criar um ambiente de grande tranquilidade e, até, algo campestre, para as 12 mil pessoas que aqui trabalham.
Os trabalhadores da Apple começaram a instalar-se na nova sede em Abril, mas a preivisão é que a trasladação de todo o corpo de colaboradores só esteja concluída em Outubro próximo.
"A visão de Steve para a Apple estender-se-á muito além de seu tempo connosco. Ele planeou o Apple Park como o lar da inovação para as gerações vindouras ", afirmou Tim Cook, actual CEO da Apple. "Os espaços de trabalho e parques são projectados para inspirar a nossa equipa e beneficiar o meio ambiente. Conseguimos um dos edifícios mais eficientes em termos energéticos do mundo e o campus funcionará inteiramente com energia renovável ".
Com 17 megawatts de energia solar no telhado, o Apple Park detem um das maiores instalações de energia solar do mundo no mundo. É também o maior edifício naturalmente ventilado do mundo, projectado para não exigir aquecimento ou ar condicionado durante nove meses do ano.
O Apple Park inclui também um centro de visitantes com uma Apple Store e um café aberto ao público, um centro de fitness de 100 mil metros quadrados para funcionários da Apple, instalações de pesquisa e desenvolvimento e o Steve Jobs Theatre. Os parques oferecem mais de 3 quilómetros de percursos para andar e correr, além de um pomar, um prado e uma lagoa dentro do interior do ringue.
Veja o Vídeo AQUI