Inflação deve chegar aos 4% em 2022 – diz Banco de Portugal
O Banco de Portugal (BdP) prevê que a inflação suba para 4% este ano, 2,2 pontos percentuais acima dos 1,8% previstos anteriormente, e no pior dos casos poderia chegar aos 5,9%, segundo o boletim económico hoje divulgado.
De acordo com o boletim económico de Março, no cenário central, a instituição liderada por Mário Centeno estima que a inflação aumenta em 2022 para 4%, antes de se reduzir para 1,6% em 2023 e 2024.
"O aumento da inflação em 2022 está associado à subida do preço das matérias-primas, energéticas e outras, e à manutenção de constrangimentos nas cadeias de abastecimento globais", explica o regulador bancário.
O supervisor assinala ainda que "a recuperação da procura dos serviços mais afetados pela pandemia contribui também para o aumento da inflação".
"Estes efeitos dissipam-se no horizonte de projecção, mas são parcialmente contrabalançados por pressões acrescidas sobre salários e preços, num contexto de utilização mais intensiva dos recursos na economia portuguesa", explica.
Lusa/DI