Engenharia portuguesa no novo mercado de Takoradi no Gana
A reestruturação e requalificação do novo mercado de Takoradi, localizado no Gana na cidade de Takoradi, irá transformar o mercado existente num grande centro comercial, de negócios e de serviços e conta com engenharia portuguesa da Quadrante.
A Quadrante, através da sua subsidiária em Itália, foi a empresa escolhida pela Contracta para a elaboração de todos os projectos de engenharia do mercado, que representa um investimento de 48 milhões de euros. O financiamento da primeira fase da obra foi assegurado com o apoio de uma agência Italiana que apoia a internacionalização da economia da Itália através do incentivo de projetos em diversos países em vias de desenvolvimento.
O mercado irá albergar até 4000 lojistas e assume-se como uma nova centralidade. Com formato circular e assente num conceito de arquitetura modular, nasce na confluência das principais artérias e da interligação entre o tecido urbano e o edificado, os espaços de circulação pedonal e rodoviária e a praça central. Será simultaneamente um lugar de comércio e lazer.
“O novo mercado é visto como um conceito inovador de retalho no país melhorando significativamente a qualidade da experiência de compras essenciais por parte da população”, explica João Costa, Senior Partner e responsável pela área de Buildings da Quadrante, acrescentando que “o projecto está intimamente relacionado com a missão da Quadrante ao responder ao desafio de criar soluções sustentáveis e economicamente optimizadas de engenharia que permitem acelerar a rapidez da construção, ao mesmo tempo que respondem a uma necessidade essencial de baixo consumo energético”.
Do ponto de vista da Sustentabilidade a aposta será na ventilação e iluminação natural, aproveitando o conceito de um mercado aberto lateralmente. O mercado possuirá ainda estações próprias para tratamento das suas águas residuais e aproveitamento das águas pluviais, reutilizando este recurso em instalações sanitárias e aproveitando o facto deste país ter chuva cerca de seis meses por ano. A Quadrante encontra-se a elaborar todos os projectos de engenharia, nomeadamente, fundações e estrutura, instalações eléctricas, telecomunicações, segurança, ventilação, instalações hidráulicas, gás e rede viária.