Concursos para obras públicas aumentaram 294% no início do ano
Os concursos de empreitadas de obras públicas promovidos ao longo dos primeiros dois meses do ano somaram 744 milhões de euros, valor que é 294% superior aos 189 milhões verificados em igual período de 2018.
Segundo Barómetro das Obras Públicas da AICCOPN, esta subida deve-se, em grande medida, aos anúncios dos concursos relativos ao prolongamento do quebra-mar e acessibilidades do Porto de Leixões e das Linhas Amarela e Verde do Metro de Lisboa, de 141 e 120 milhões de euros, respectivamente, os quais representam mais de um terço de todas as promoções registadas.
No que diz respeito aos contratos celebrados até Fevereiro, o total de contratos celebrados no âmbito de concursos de empreitadas de obras públicas foi de 184 milhões de euros, mais 8% que o apurado no ano anterior, devido à celebração do contrato de construção do subtroço Évora Norte – Freixo, da linha de ferroviária de Évora, no valor de 46,6 milhões de euros. Sem este registo, os contratos celebrados nesta modalidade estariam a cair 19%.
O barómetro indica ainda que os contratos de empreitadas de obras públicas celebrados em resultado de Ajustes Directos e Consultas Prévias, situam-se em apenas 35 milhões de euros, menos 57% que no ano passado. Assim, o volume total de contratos de empreitadas de obras públicas celebrados e registados no Portal Base, atingiu 256 milhões de euros, menos 2% que o verificado em igual período de 2018.