Logo Diário Imobiliário
CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Brain PowerHaierJPS Group 2024Porta da Frente
Actualidade
Bloco de Esquerda quer taxar "especulação imobiliária"

 

Bloco de Esquerda quer taxar "especulação imobiliária"

10 de setembro de 2018

A revelação foi dada ontem pela coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, que anunciou ter proposta ao Governo a “criação de uma taxa para travar a especulação imobiliária”, medida que espera ver aprovada no próximo Orçamento do Estado.

“Estamos a negociar tanto o prazo da operação em que se aplica a taxa como o valor da taxa, julgamos que esta é uma medida que vai para a frente. Se o Governo concorda connosco que ela é importante temos abertura para negociar prazos, valores, etc”, afirmou Catarina Martins.

Segundo a líder daquele partido, a medida foi proposta ao Governo PS em Maio e terá um mecanismo semelhante à taxação “dos movimentos da especulação em bolsa”.

“Quando alguém compra e vende num curto período e faz muito dinheiro paga uma taxa de imposto especial. Também no imobiliário, para travar a bolha especulativa, quem compra e vende num curto período de tempo com muito lucro paga uma taxa de IRS particular, penalizadora”, precisou.

A medida “não resolve tudo” mas “é um passo para travar a especulação” ao mesmo tempo que “angaria receitas para o Estado” e ajuda a controlar os preços da habitação, disse Catarina Martins, considerando importante que o valor da taxa tenha um efeito penalizador e não seja apenas “simbólica”.