CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

Bloco de Esquerda quer taxar "especulação imobiliária"

10 de setembro de 2018

A revelação foi dada ontem pela coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, que anunciou ter proposta ao Governo a “criação de uma taxa para travar a especulação imobiliária”, medida que espera ver aprovada no próximo Orçamento do Estado.

“Estamos a negociar tanto o prazo da operação em que se aplica a taxa como o valor da taxa, julgamos que esta é uma medida que vai para a frente. Se o Governo concorda connosco que ela é importante temos abertura para negociar prazos, valores, etc”, afirmou Catarina Martins.

Segundo a líder daquele partido, a medida foi proposta ao Governo PS em Maio e terá um mecanismo semelhante à taxação “dos movimentos da especulação em bolsa”.

“Quando alguém compra e vende num curto período e faz muito dinheiro paga uma taxa de imposto especial. Também no imobiliário, para travar a bolha especulativa, quem compra e vende num curto período de tempo com muito lucro paga uma taxa de IRS particular, penalizadora”, precisou.

A medida “não resolve tudo” mas “é um passo para travar a especulação” ao mesmo tempo que “angaria receitas para o Estado” e ajuda a controlar os preços da habitação, disse Catarina Martins, considerando importante que o valor da taxa tenha um efeito penalizador e não seja apenas “simbólica”.