CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

Aveiro lidera pelo 2.º ano consecutivo o rating dos Concelhos de Portugal

4 de novembro de 2020

Aveiro, Albufeira, Lisboa, Braga e Cascais ocupam o Top 5 dos ratings concelhios de 2020 anualmente elaborado pela Marktest Consulting.

O concelho de Aveiro lidera a tabela, mantendo a posição de liderança alcançada em 2019 e também o valor do rating obtido: numa escala de 1 a 20, o concelho obteve 14,1.

O concelho de Albufeira mantém pelo terceiro ano concecutivo a segunda posição, com um rating de 13,9, uma décima menos do que em 2019.

Em terceiro lugar está Lisboa, que desce uma posição face ao ano anterior, com um rating de 13,8, menos duas décimas do que em 2019.

Em sentido inverso está Braga que sobe três lugares face ao ano de 2019, ocupando agora a quarta posição do TOP5, com um rating de 13,7, mais uma décima do que em 2019.

O último lugar do ranking dos cinco concelhos nacionais com melhor rating é ocupado por Cascais, com um rating avaliado de 13,5, menos 4 décimas do que no ano anterior.

 

Uma ferramenta útil e credível

Os ratings concelhios, criados pela Marktest em 2014, são métricas que pretendem “dar ferramentas às entidades locais ou às empresas com dispersão regional, ao permitir observar de forma rápida e intuitiva os principais pontos fortes e fracos de cada concelho”. E eles são 308 em todo o território nacional. O rating tem 3 componentes (Demográfico, Económico e Qualidade de Vida), criados a partir de 39 indicadores. Oito indicadores para a vertente Demográfica, 16 para a componente Económica e 16 que diagnosticam a Qualidade de vida. Cada indicador é classificado com uma notação de 1 a 20 tendo em conta a posição do concelho no conjunto dos 308 concelhos do país. Cada componente (demográfica, económica, qualidade de vida) tem uma notação média correspondente à média aritmética dos indicadores que a constituem. O rating concelhio (total) resulta igualmente da média aritmética das suas 3 componentes.