CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

Arte pública no Prata Riverside Village

2 de maio de 2022

VIC Properties e Underdogs promovem um novo circuito de arte pública no Prata Riverside Village e que tem como objetivo transformar e reativar a zona de Marvila do ponto de vista artístico, em estreita relação com a comunidade local e o seu património edificado.

Os tapumes que circundam os edifícios ainda em construção do Prata Riverside Village transformaram-se em telas de diversas expressões artísticas, murais de grandes dimensões que certamente irão impactar todos os que passem pela zona de Marvila, promovendo uma mudança estética de grande impacto no ambiente urbano.

Maria Imaginário, Jorge Charrua e Guga Liuzzi são os três artistas convidados pela Underdogs que imprimiram uma nova estética ao espaço circundante do Prata Riverside Village, através do seu trabalho artístico e conceitos diferenciados.

Para os seus trabalhos, os artistas foram desafiados pelo Prata Riverside Village a inspirarem-se no conceito que o arquitecto Renzo Piano, vencedor do prémio Pritzker, criou para a sua única obra em Portugal.

Baseado e inspirado na forma da água e nos seus reflexos, o painel criado pela artista Maria Imaginário tem como objetivo criar uma experiência contínua e imersiva, complementando o movimento das pessoas.

O trabalho de Jorge Charrua assenta na representação de uma figura feminina a dormir a sesta num espaço acolhedor, sereno e intimista, sob uma paisagem de Lisboa, virada para o mar. o painel de Jorge Charrua promove uma ligação de embelezamento entre o espaço interior e o exterior.

Quanto a Guga Liuzzi, apresenta um painel composto por uma série de imagens criadas a partir do tema Lisboa. Com alma, histórias, água, num encontro entre rio, mar e luz solar.

“É com enorme satisfação que vemos, uma vez mais, o Prata Riverside Village ser palco de um importante e diferenciador projeto de expressão artística, uma parceria que permite promover o trabalho de artistas urbanos, proporcionando ainda a todos os que visitem esta zona, o contacto com manifestações de arte urbana impactante, um motor dinamizador da cidade de Lisboa, enquanto elemento transformador da paisagem urbana”, sublinha Luís Gamboa, COO da VIC Properties.

Esta parceria vem reforçar o compromisso da VIC Properties em apoiar e promover as diferentes expressões de arte e cultura, explorando o Prata Riverside Village e o espaço envolvente para dar visibilidade ao trabalho de vários artistas. Exemplos desse apoio é a exposição de letreiros comerciais do século XX “Brilha Rio”, patente no parque de estacionamento do Prata, espaço adjacente ao Mercado P’LA ARTE, uma inovadora experiência, que permite a mais de três dezenas de artistas apresentar e comercializar de forma criativa e atractiva o seu trabalho, ou ainda a parceria estabelecida com o projecto Lisbon Week, a decorrer a partir de 7 de Maio e que tem o objectivo de realçar e dar a conhecer Marvila, quer pela sua história quer pelo futuro promissor.

Fotos de Ricardo Oliveira Alves