![](http://static.diarioimobiliario.pt/image/resize/631x394_crop/dimo/2023/06/06/imagem-de-anita-por-pixabay-647ef5b8e2e7d061259957.jpg)
Foto Anita - Pixabay
Activos agrícolas e florestais – a nova área de negócio da JLL
Focada em activos que suportam as actividades agrícola e florestal, esta área da consultora imobiliária disponibiliza serviços de assessoria de investimento, avaliações e consultoria estratégica
A consultora JLL lançou uma nova área de negócio em Portugal, disponibilizando agora serviços de assessoria de investimento, avaliações e consultoria estratégica nos sectores agrícola e florestal. Para o efeito, a consultora contratou Hélder Louro, com mais de 20 anos de experiência nesta área, para assumir o cargo de Natural Capital Manager.
A vertente transacional é gerida pelo departamento de Capital Markets, com a intervenção de Gonçalo Ponces, Head of Development & Natural Capital, também com foco no imobiliário para desenvolvimento agrícola e florestal.
![](http://static.diarioimobiliario.pt/image/convert/dimo/2023/06/06/natural-capital-jll-647ef5983bb30642523517.jpg?s=ad50a5f9893402da5eaac2e8c6824842)
Equipa JLL: Gonçalo Ponces, Head of Development & Natural Capital; Hélder Louro, Natural Capital Manager; Marta Lourenço, Head of Portfolio Solutions & Value and Risk Advisory; e Gonçalo Santos, Head of Capital Markets.
Estes ativos têm registado uma crescente procura, especialmente por parte de investidores institucionais, que identificam nestes sectores a combinação de um retorno financeiro competitivo, com um impacto social e ambiental positivo. A resiliência dos activos agrícolas e florestais em tempos de incerteza é outro factor de crescente atracção dos investidores.
A consultora disponibiliza serviços nesta área para apoiar operadores e investidores a identificar e aceder a novas oportunidades, a estabelecer contactos e a perceber o valor dos seus portefólios de activos agrícolas e florestais. “A abordagem 360º da JLL, no âmbito da qual todas as áreas de negócio comunicam e interagem, é uma das vantagens competitivas de relevo da consultora para estes sectores com forte potencial de crescimento.
Hélder Louro, o responsável pelo novo departamento, acumula duas décadas de experiência no sector agrícola e florestal, contando no seu currículo com a avaliação de alguns dos maiores portefólios de propriedades agrícolas e florestais na península Ibérica. No ano passado, trabalhou na gestão de uma das maiores produções de amêndoa, disponibilizando análises de mercado e análises financeiras dinâmicas e detalhadas para a gestão e para os investidores. Hélder é membro da Royal Institution of Charted Surveyors (RICS), possui uma pós-graduação em avaliação imobiliária, e uma especialização em avaliação agrícola e florestal.