Açores: inaugurado Vila Galé Collection São Miguel em Ponta Delgada
Foi inaugurado este sábado, 16 de setembro, o Vila Galé Collection São Miguel, em Ponta Delgada, a primeira unidade na Região Autónoma dos Açores do segundo maior grupo hoteleiro nacional.
A nova unidade hoteleiro resulta da reabilitação do antigo hospital de São Francisco, pertencente à Misericórdia local, num investimento de 15 milhões de euros. A propriedade do imóvel continua a pertencer à Santa Casa da Misericórdia de Ponta Delgada, entidade que estabeleceu uma parceria com o Grupo Vila Galé em regime de direito de superfície por 40 anos, renovável.
Na ocasião, Berta Cabral, secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, em representação do presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, afirmou perante os mais de cerca de duas centenas de convidados, que a inauguração do Vila Galé Collection São Miguel “é um sinal importante” para a região e não apenas para o seu turismo. É também um sinal, disse, “para a revitalização do nosso património, numa zona nobre da cidade de Ponta Delgada”.
“Ao converter este magnífico edifício num moderno hotel, o Grupo Vila Galé demonstrou compromisso não apenas com o turismo dos Açores, mas igualmente com a recuperação do nosso património e com a regeneração urbana”, promovendo “a sua valorização e inovação, trazendo nova vida a este edifício icónico e criando oportunidades económicas de emprego para as comunidades locais”, afirmou ainda a secretária regional do Turismo.
O Vila Galé Collection São Miguel possui 92 quartos de diferentes tipologias (27 standards, 16 deluxes, 17 superiores, 8 familiares, 16 suítes júnior, 7 suítes júnior com varanda e 1 suíte master com 66m2 e varanda voltada para o Campo de São Francisco, com capacidade para alojar até 8 pessoas), dois restaurantes com serviço buffet e à carta onde se destaca a gastronomia regional, dois bares, piscina exterior, Satsanga Spa & Wellness com piscina interior e salas para massagens e tratamentos estéticos, e ainda salas para eventos.
No ano passado, entre passageiros nacionais e internacionais, desembarcaram na Região Autónoma dos Açores um total de 1.014.512 passageiros, número ligeiramente superior aos 993.890 passageiros em 2019.