Os cinco maiores bancos que operam em Portugal registaram lucros agregados de 1.225,2 milhões de euros nos primeiros três meses do ano, mais 33,2% face ao mesmo período do ano passado.
Os cinco maiores bancos que operam em Portugal registaram lucros agregados de 4.444 milhões de euros em 2023, mais 72,5% face a 2022.
A banca foi hoje ao parlamento defender que é suficiente o apoio a créditos de famílias carenciadas, que ao Estado compete dar-lhes ajuda, e alertar para consequências de medidas ‘paternalistas’ cuja fatura será paga por gerações mais novas.
Os 36 maiores bancos na Europa guardam, anualmente, quase 20 mil milhões de euros dos seus lucros em paraísos fiscais, o que equivaleria a pelo menos três mil milhões para os países perante um imposto mínimo de 15%.
Porém, terminado o período das moratórias decretadas face à pandemia da covid-19, avizinhar-se-á um grande aumento do crédito malparado em toda a Europa e também em Portugal.
A Associação Portuguesa de Bancos prolongou as moratórias dos créditos hipotecários até Março e fixou a data-limite das moratórias dos créditos ao consumo em Junho de 2021.