Startups e PME’s desenvolvem projectos colaborativos no Check-IN, Tourism Innovation
O programa de inovação aberto ao sector do turismo - Check-In Tourism Innovation juntou este ano, na sua segunda edição, 20 Startups e 18 PME’s em projectos colaborativos para o desenvolvimento de soluções inovadoras dirigidas ao setor das viagens e do turismo.
O Programa - promovido pelo Haddad Entrepreneurship Institute em cooperação com o Westmont Institute of Tourism and Hospitality (ambos da Nova SBE) em parceria com o Turismo de Portugal – reuniu 76 candidaturas, avaliou 362 propostas e pré-seleccionou para finalistas 20 startups. À fase final, de concretização efectiva de pilotos, chegaram 10 startups e 13 parceiros que, durante o Demo Day, apresentaram 21 soluções inovadoras que propõem tornar o sector do turismo mais digital, próximo, eficiente, sustentável e seguro.
Incrementar a atractividade, sustentabilidade e segurança do sector do turismo foi o grande desafio colocado a startups e PME’s cujos projectos, desenvolvidos ao longo de 12 semanas, responderam às necessidades mais prementes do sector. Na presente edição do Check-IN, Tourism Innovation, destaque para três das soluções apresentadas:
Startup Zoomguide. Piloto com parceiro Parques de Sintra
Tecnologia, que com recurso a IA, permite explorar inúmeros pontos de interesse em 3 salas do Palácio Nacional de Sintra (pinturas, mobiliário, elementos arquitetónicos). Com acesso a inúmeros conteúdos (desde áudio a realidade aumentada) e disponível em vários idiomas, a tecnologia é adaptada às necessidades de diferentes públicos, incluindo o público com deficiência.
Startup Faundit. Piloto com parceiro United Hotels
Plataforma online (SAAS) para registo, localização e devolução de itens perdidos. O projecto foi implementado em 9 unidades hoteleiras United Hotels, permitindo aos hospedes o registo online para posterior localização, através de IA, dos seus itens perdidos.
Startup Bitskout; Piloto com parceiro Top Atlântico
Plataforma de software que, através de IA, permite extrair de e-mails provenientes de vários clientes, informações de viagens em português. Com este projeto é possível reduzir o trabalho manual, extraindo automaticamente informações básicas, como datas, informações de voo/hotel/transportes, etc., para um sistema de gestão baseado na nuvem.
Para conhecer todos os projetos apresentados no 2º Demo Day consulte https://bit.ly/3Pn4nCd
Na primeira edição do Check-IN, Tourism Innovation, realizado em 2021, participaram no desenvolvimento de 20 pilotos, 10 Startups e 9 PME’s.
Em 2022, o interesse das Startups, nacionais e internacionais, pelo Programa manifesta-se num aumento em 60% no número de candidaturas, tendo também as PME’s revelado um interesse crescente na iniciativa com 90% dos parceiros que participaram na 1ª edição a dar continuidade à parceria pelas mais valias de inovação e disrupção que encontram nos projetos desenvolvidos. Mário Pires, Head of Innovation da Top Atlântico, parceiro da iniciativa, refere a propósito deste tema “criámos dois pilotos de sucesso com as startups e temos grandes expectativas quanto ao seu desenvolvimento. Estamos muito gratos ao programa Check-IN e ao Turismo de Portugal pela oportunidade que nos foi dada”.