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Oferta turística vai contar com programa de turismo ferroviário

 

Oferta turística vai contar com programa de turismo ferroviário

 

Oferta turística vai contar com programa de turismo ferroviário

 

Oferta turística vai contar com programa de turismo ferroviário

27 de outubro de 2019

O Governo pretende que Portugal seja um destino turístico "sustentável e inteligente" e promete digitalizar a oferta nacional e desenvolver um programa de turismo ferroviário, segundo o seu programa que irá ser discutido na próxima quarte e quinta-feiras..

O programa do novo Governo apresenta uma lista de tarefas para "continuar a apostar no turismo" como forma de aumentar as exportações, incluindo a concretização de uma Estratégia Turismo 2030.

Capacitar Portugal como destino turístico sustentável e inteligente, para "a valorização da autenticidade e do território", gestão de fluxos, mobilidade e desconcentração da procura ao longo do país e ao longo do ano é outra das propostas para desenvolver um sector que "tem sido sobretudo um poderoso instrumento de posicionamento internacional e de coesão económica, social e territorial", segundo o documento.

O executivo também quer digitalizar a oferta turística portuguesa, nas suas diferentes dimensões, das empresas aos serviços, passando pelas "experiências e recursos", e refere a intenção de desenvolver um programa de turismo ferroviário.

 

“Partilha de conteúdos e roteiros...”

Posicionar Portugal como "país de caminhos cénicos, trilhos e percursos cicláveis", através de um modelo de gestão de rotas para dar visibilidade aos destinos é outra proposta da lista, assim como a criação de uma plataforma nacional para a partilha de conteúdos e de roteiros, realçando a diversidade da oferta, nomeadamente quanto à natureza, património, cultura, tradições, gastronomia, vinhos e realização de eventos.

Os programas ‘Revive Património’ e ‘Revive Natura’ deverão ser alargados a imóveis públicos devolutos, segundo o programa do Governo que também volta a insistir no projecto de posicionar Portugal como destino de referência no turismo de natureza.

Na área da mobilidade dos turistas que visitam o país, o objectivo é implementar o “Passe Portugal”, com 'seamless experience' (experiência perfeita), incluindo bilhética e compra.

O novo executivo, que tem como secretária de Estado do Turismo Rita Marques, pretende criar um programa nacional de promoção de Portugal como destino LGBTI (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transgénero e Intersexo) e incluir o alemão, o francês e o mandarim nos 'curricula' das escolas de turismo, além de reforçar condições de competitividade de Portugal como destino de filmagens internacionais.

 

Turismo: líder no crescimento das exportações

Na lista dos projectos para o turismo está ainda a concretização de 'one stop shops' dedicada às 'startups' e empresas do sector para "assegurar uma resposta rápida por parte da Administração Pública a novas realidades".

No programa do Governo é recordado que o turismo é líder no crescimento de exportações, com a subida de 45% das receitas turísticas nos últimos quatro anos, e "tem sido sobretudo um poderoso instrumento de posicionamento internacional e de coesão económica, social e territorial".

"Esta aposta e este esforço têm de ser continuados, por públicos e privados, para garantir que Portugal continua a liderar como o destino turístico mais sustentável, autêntico e inovador para viver, investir, trabalhar, estudar e filmar – além do melhor destino para visitar", resume o documento.

Lusa/DI