CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Turismo

 

 

 

Mais 166 novos projectos turísticos em licenciamento no 1.º semestre

7 de outubro de 2019

Nos primeiros seis meses de 2019 entraram em processo de licenciamento um total de 166 empreendimentos turísticos em Portugal Continental, conforme os dados apurados pela Confidencial Imobiliário a partir dos pré-certificados energéticos emitidos pela ADENE. A carteira considera todo o tipo de projectos de uso turístico, podendo abranger desde hotéis a hostels, apart-hotel, residenciais, pousadas, aldeamentos turísticos, unidades de turismo rural ou parques de campismo, entre outros.

No período em análise, as regiões Norte e Alentejo são as mais dinâmicas, registando pipelines de, respectivamente, 36 (22%) e 32 (19%) projectos turísticos, com as restantes regiões a concentrarem carteiras entre 29 a 20 projectos, ou seja, com quotas que variam entre os 12% e 17%. A Área Metropolitana de Lisboa apresenta um pipeline de 29 projectos e a Área Metropolitana do Porto de 25 projectos.

Os projectos turísticos contabilizados no 1º semestre distribuem-se por 95 concelhos, destacando-se Lisboa, com 18 projectos, e o Porto, com outros 13. Os concelhos de Grândola e Santiago do Cacém, ambos na Costa Atlântica, são também destinos evidentes deste investimento, concentrando pipelines de, respectivamente, 6 e 5 novos projectos turísticos no semestre. Vila Nova de Gaia é outro concelho com bastante dinâmica no imobiliário turístico, acolhendo 4 projectos, seguindo-se Matosinhos com 3 projectos, carteira igualada por Cascais, Mafra e Loures, na AM Lisboa; e em Loulé, Castro Marim, Lagoa e Aljezur, todos no Algarve. Outros 14 concelhos registam dois novos projectos turísticos em carteira neste período, acrescendo a esta lista outros 68 municípios em que existe um projecto em carteira.

 

2019, o melhor dos três últimos anos

Em termos acumulados, de Janeiro de 2017 a Junho de 2019, o pipeline de promoção imobiliária do país regista a entrada em licenciamento de 668 projectos turísticos, numa carteira que ascende a mais de 1,4 milhões de m2. Em termos de dinâmica, o 1º semestre de 2019 apresenta um crescimento de 23% face a 2018 (considerando a média de 136 projectos lançados por semestre nesse ano) e de 44% face ao ritmo semestral de lançamento de novos projetos turísticos registado em 2017 (nomeadamente de 116 projectos por semestre).