Custo da crise no turismo até Maio já foi três vezes maior do que a crise económica de 2009
O World Tourism Barometer da Organização Mundial do Turismo (OMT) mostra que em Maio o número de turistas teve uma quebra de 98% face a 2019. São menos 300 milhões de turistas e 320 mil milhões de dólares.
Para o secretário-geral da OMT, Zurab Pololikashvili, “estes dados mais recentes deixam clara a importância de reiniciar o turismo assim que for seguro fazê-lo. A dramática queda do turismo internacional coloca muitos milhões de meios de subsistência em risco, inclusive nos países em desenvolvimento. Os governos de todas as regiões do mundo têm uma dupla responsabilidade: priorizar a saúde pública e também proteger empregos e empresas. Eles também precisam manter o espírito de cooperação e solidariedade que definiu nossa resposta a este desafio compartilhado e abster-se de tomar decisões unilaterais que podem minar a confiança e a confiança que estamos a trabalhar de forma intensa para construir”.
Ao mesmo tempo, a OMT também observa sinais de uma mudança gradual e cautelosa na tendência, principalmente no Hemisfério Norte e particularmente após a abertura de fronteiras na Zona Schengen da União Europeia em Julho.
Enquanto o turismo está a retomar lentamente em alguns destinos , o Índice de Confiança da OMT caiu para níveis recordes, tanto para a avaliação do período Janeiro-Abril de 2020, quanto para as perspectivas para Maio-Agosto. A maioria dos membros do Painel de Especialistas em Turismo da OMT espera que o turismo internacional se recupere até o segundo semestre de 2021, seguido por aqueles que esperam uma recuperação na primeira parte do próximo ano.
O grupo de especialistas globais aponta ainda para uma série de riscos negativos, como restrições de viagens e paralisações de fronteiras ainda em vigor na maioria dos destinos, estando os principais mercados de saída, como Estados Unidos e China, preocupações de segurança associadas a viagens, o ressurgimento do vírus e riscos de novos bloqueios ou confinamentos. Além disso, as preocupações com a falta de informações confiáveis e a deterioração do ambiente económico são indicadas como factores que pesam na confiança do consumidor.