Campanha de Portugal vence prémio da Organização Mundial de Turismo
“Portugal. The Summer”, a campanha internacional do Turismo de Portugal que resultou de uma parceria com a banda norte-americana Portugal.TheMan, venceu a 4.ª edição do Tourism Video Competition da Organização Mundial do Turismo, que decorreu durante a 23.ª Assembleia Geral da OMT, a qual teve lugar em São Petersburgo, na Rússia.
A edição de verão da campanha internacional de turismo “Can’t Skip Portugal” posiciona o país como “O” destino de Verão, através de cinco filmes que despertam os sentidos e mostram um destino rico em experiências e sensações. Numa parceria com Portugal. The Man, o Turismo de Portugal desafiou músicos de todo o mundo a criar “a banda sonora que mostrasse o calor dos portugueses, os ritmos nacionais, um Verão que se sente o ano inteiro e explorasse os cinco sentidos que são também cinco motivos de visita a Portugal”.
O objectivo era que, a partir da música “Live In The Moment”, um original de Portugal. The Man, fossem criados novos motivos para “ouvir” Portugal através de versões desta canção. Os cinco vencedores ganharam uma viagem a Portugal, com alojamento incluído, e a oportunidade de tocar no NOS Alive 2019.
Portugal. The Flavours, Portugal. The Music, Portugal. The Nature, Portugal. The Ocean e Portugal. The Sun, foram filmados nas várias regiões do país, recorrendo a storytelling através de uma coreografia que ilustra as memórias da protagonista. A campanha foi exclusiva aos meios digitais e dirigida a cinco mercados – Reino Unido, Espanha, França, Alemanha e EUA –, representando um investimento de 100 mil euros. Desde o seu arranque em Julho de 2018, a campanha já atingiu mais de 20 milhões de pessoas.
O concurso contou com cerca de 300 participações oriundas de mais de 20 países, destacando-se o maior número de concorrentes do Reino Unido, França, Estados Unidos da América, Espanha e Brasil.
A Secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, liderou a representação portuguesa na 23.ª Assembleia Geral da OMT.