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Turismo

 

A app Framie é portuguesa e já tem 800 destinos para levar turistas à aventura por Portugal

8 de junho de 2022

Aplicação, que permite transformar as viagens numa espécie de colecção de cromos, está a desafiar os turistas a aventurarem-se no Top 100 das atracções nacionais e a completar as rotas existentes. Pontos turísticos lusos cresceram de 600 para 800 em apenas dois meses

Lançada para o mercado em Fevereiro, a Framie - projeto de desenvolvimento tecnológico que nasceu no seio da Universidade do Porto - depressa chegou aos seis mil downloads. Mas está a fazer por chegar mais longe.

“O regresso à relativa normalidade no setor turístico está a ter um impacto positivo na utilização da plataforma. E queremos aproveitar o momento para chegar aos 100 mil utilizadores até ao final do ano, e ganhar dimensão para internacionalizar o projeto no seguimento”, revela António Lisboa, um dos fundadores da startup Get Match, que nasceu a respirar os ares empreendedores da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.

Disponível gratuitamente na Google Play e Apple Store, a aplicação informática conta já com 800 framies (pontos turísticos) nacionais disponíveis online, depois de ter iniciado a caminhada no mercado com 600, há dois meses.

O incremento, confirma Tiago Monteiro, outro dos fundadores do projecto, é igualmente notório ao nível das parcerias estratégicas firmadas com agências e operadores turísticos, que tem permitido incorporar mais conteúdos na Framie. Segundo as estimativas avançadas pela empresa, a app conta fechar o ano com cerca de 100 parceiros.

O foco está, no entanto, nos utilizadores. E é a pensar no viajante moderno, em modo mobile e (quase) sempre online, e na procura constante de novos conteúdos e experiências turísticas, que a Framie está a desafiar os utilizadores a selecionar uma aventura entre o Top 100 atrações turísticas em Portugal e a completá-la, para, na peugada, fazer match com as suas fotos e ficar a saber quantos pontos do roteiro lhe faltam conhecer e visitar.

Uma “teia” que os utilizadores tecem, cheia de aventuras, rankings, matches e medalhas

“Portugal tem fantásticas atracções turísticas e pontos de interesse espalhados por todo o território. E se muitos deles são sobejamente conhecidos por todos, outros nem por isso”, atalha Tiago Monteiro. Ora, a abrangência nacional deste desafio permite não só aos utilizadores “começarem a completar a aventura, mas também a descobrir atrações menos conhecidas”. E é aqui que entra também o conceito de gamificação da Framie.

Por um lado, ao completar cada aventura, o utilizador vai perceber quais os sítios que já visitou e quais os que lhe faltam visitar. Conseguirá assim comparar-se com os demais e motivar-se com outros utilizadores e, claro, com novas atracções turísticas e outras aventuras disponíveis na Framie – que abre mão de rankings e medalhas, inclusive para fomentar a acção no mundo real e a interação social.

Esta é, aliás, uma das faculdades da aplicação, dado que ajuda a guiar os utilizadores para pontos menos populares. Ou seja, os mesmos pontos turísticos podem tocar-se ou cruzar-se na plataforma em diferentes roteiros e aventuras e, como uma teia que se tece, quantos mais aventuras e matches o utilizador fizer, mais framies e aventuras vai descobrir e querer fazer.

“A maioria dos turistas consulta diversos websites, blogs ou redes sociais para fazer um roteiro dos principais pontos de interesse que quer visitar e registar fotograficamente. Mas, até agora, não existia um modo que, de uma forma intuitiva e transversal, permitisse ao viajante criar ou personalizar os seus roteiros turísticos e associar as fotografias tiradas”, explica Tiago Monteiro.

O desafio está lançado. Quanto conhece de Portugal?