Logo Diário Imobiliário
CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
JPS Group 2024Porta da Frente
Turismo
Tivoli Kopke Porto Gaia, um «vintage» da hotelaria do Norte

 

Tivoli Kopke Porto Gaia, um «vintage» da hotelaria do Norte

12 de março de 2025

Localizado na margem ribeirinha do Douro, em Vila Nova de Gaia, o Tivoli Kopke Porto Gaia, abriu portas após uma profunda transformação e recuperação das centenárias caves da Kopke. Inserido numa propriedade de 20.000 m², disposta em socalcos que fazem lembrar as vinhas do Douro e oferecem vistas sobre a cidade do Porto, o rio Douro e a Ponte Luís I, o Tivoli Kopke Porto Gaia renasceu de um envelhecido e obscuro estado de conservação.

A propriedade está dividida em três áreas distintas - Vintage, Tawny e Branco - organizadas em torno de uma renovada cave de vinho do Porto Kopke que faz parte da propriedade. Com dezenas de pipas a envelhecer e mais de dois milhões de litros de vinho Kopke, a cave estará brevemente aberta aos hóspedes, convidando-os a uma experiência imersiva, incluindo eventos diferenciados e provas de vinho do Porto. O novo hotel dispõe de 149 quartos e suites de estilo contemporâneo e industrial, com detalhes exclusivos Tivoli, ao mesmo tempo que celebra a herança da Kopke. O design de interiores envolve os quartos e suites em tons quentes de terra e vinho, bem como em tecidos de lã e couro, proporcionando textura e calor. As fotografias de Domingos Alvão em cada quarto contam a história do Vale do Douro, das suas vinhas e da época das vindimas, prestando homenagem ao Vinho do Porto e às suas tradições seculares.





A oferta de lazer do hotel inclui uma piscina exterior aquecida, um exclusivo Tivoli Spa e um centro de fitness Tivoli Shape, com equipamento Technogym de última geração. A propriedade tem 9.000 m² de jardins ao ar livre, incluindo uma área com ervas aromáticas para uso do chef e uma entrada para um antigo, mas restaurado, percurso pedestre chamado “Caminho Romântico”, que dá aos hóspedes acesso direto ao passeio ribeirinho de Gaia.

A nova unidade hoteleira tem uma piscina exterior aquecida, um exclusivo Tivoli Spa e um centro de fitness Tivoli Shape, com equipamento Technogym de última geração. A propriedade tem 9.000 m² de jardins ao ar livre, incluindo uma área com ervas aromáticas para uso do chef e uma entrada para um antigo, mas restaurado, percurso pedestre chamado “Caminho Romântico”, que dá aos hóspedes acesso direto ao passeio ribeirinho de Gaia.



Os 450 m² do Tivoli Spa incluem cinco salas de tratamento, uma sauna, banho turco e uma piscina hidrodinâmica com fototerapia para puro relaxamento. A partir da sauna e da piscina de hidromassagem, os hóspedes podem usufruir de vistas sobre a cidade do Porto.

Está dotado ainda de 1.750 m² de espaços flexíveis para reuniões interiores e exteriores, com seis salas de reuniões totalmente equipadas e locais para todo o tipo de eventos – desde jantares exclusivos e casamentos, a conferências e lançamentos de produtos. O chef Nacho Manzano assina os menus de banquetes, desenvolvendo criações para ocasiões especiais. A exclusiva cave Kopke, situada dentro do hotel, será mais uma alternativa para organizar reuniões e comemorações diferenciadas.


E requintada unidade hoteleira surge de uma parceria entre a marca Tivoli, da Minor Hotels, e a casa de vinho do Porto mais antiga do mundo, fundada em 1638.

A unidade de cinco estrelas conta ainda com uma enorme mais-valia: parte do edifício continuará a armazenar os vinhos mais icónicos da marca e poderá ser directamente acedido pelos hóspedes. A sociedade Sogevinus, detentora da marca Kopke, terá investido cerca de 50 milhões de euros no projecto.