CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Design

Forno túnel eléctrico do Roca Group

Roca Group lança o primeiro forno túnel elétrico do mundo para a produção de louça sanitária

29 de novembro de 2023

Esta iniciativa posiciona o Roca Group como a primeira empresa do mundo com uma fábrica de produção de louça sanitária neutra em emissões de carbono, gerando um efeito em cadeia em todo o sector.

O Roca Group, líder mundial em design, produção e comercialização de produtos para o espaço de banho, investe no primeiro forno túnel eléctrico do mundo para produção de louça sanitária.  Num esforço para descarbonizar a sua produção, intensiva em energia e carbono, a empresa deu este passo decisivo no sentido da eletrificação dos seus processos de produção na sua fábrica da Laufen, em Gmunden (Áustria), graças à tecnologia de ponta da Keramischer OFENBAU, líder tecnológico mundial no fabrico de fornos para a indústria cerâmica.

O fabricante alemão de fornos conta com mais de 25 anos dedicados à inovação sustentável e é líder no mercado de fornos para a indústria eficientes do ponto de vista energético, o que o torna no parceiro ideal para o projeto de descarbonização do Roca Group. Após quatro anos de desenvolvimento, o primeiro forno túnel elétrico para o fabrico de louça sanitária deu início, de forma bem-sucedida, à produção de peças complexas em Gmunden.  A fábrica de Laufen, que já utiliza eletricidade proveniente de fontes renováveis, foi escolhida para a primeira implementação desta tecnologia pioneira por permitir, em especial, o fabrico de produtos de última geração e de alta qualidade. Esta inovação do forno elétrico foi registada pelo Instituto Europeu de Patentes.

Uma vez que o forno é altamente eficiente, neutro em emissões de carbono e automatizado, proporciona uma valiosa alternativa à produção convencional que está dependente dos combustíveis fósseis, e é um marco fundamental para assegurar que, em 2024, Gmunden se torna na primeira fábrica de produção de sanitários com zero emissões do mundo. Este investimento também é fundamental para a estratégia de descarbonização do Roca Group. O Grupo encerrou 2022 com uma redução de 39% nas emissões diretas de CO2 relativamente a 2018, aproximando-se do seu objectivo SBTi (Science Based Targets Initiative) de neutralidade em emissões de carbono até 2045.