CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

Marina de vilamoura - Foto Wikimedia

Qual o Perfil do investidor imobiliário em Vilamoura, Albufeira e Carvoeiro?

16 de janeiro de 2025

Os mercados imobiliários de Vilamoura, Carvoeiro e Albufeira são maioritariamente, impulsionados por clientes estrangeiros. Em Vilamoura, 80% dos clientes compradores são estrangeiros, com destaque para alemães, belgas, suíços, britânicos, norte-americanos e canadianos. Carvoeiro também apresenta uma forte procura internacional, com 67% dos clientes provenientes de outros países, principalmente da Alemanha, Bélgica, França, Reino Unido, Estados Unidos e Canadá. Em Albufeira, a proporção de clientes estrangeiros é de 50%, sendo as nacionalidades mais frequentes as mesmas que se verificam nas restantes localidades da região. Estas algumas das constatações que a multinacional alemã especializada no imobiliário de luxo revela ten por base a sua experiência de anos no mercado algarvio.





Fotos Vilamoura World



Tipos de Propriedades Mais Procuradas

Em Vilamoura, os clientes - adianta a multinacional alemã - procuram sobretudo moradias isoladas com quatro ou mais quartos, amplos jardins, piscina e terrenos grandes, superiores a 2.000 metros quadrados, que garantam privacidade. Além disso, há uma forte procura por apartamentos, com tipologias de dois ou mais quartos, que sejam luminosos, com boas áreas interiores e varandas espaçosas. No Carvoeiro, as preferências são semelhantes, com uma procura significativa por moradias isoladas de três ou mais quartos, também com terrenos amplos, ideais para garantir privacidade e promover o contacto com a natureza. Nos apartamentos, os clientes procuram imóveis luminosos, com boas áreas e varandas que permitam desfrutar da paisagem local. Em Albufeira, os clientes preferem moradias de três ou mais quartos, com jardim e, em alguns casos, piscina. Já os apartamentos mais procurados em Albufeira destacam-se pelas boas áreas interiores, varandas espaçosas e proximidade de praias e serviços.

“O Algarve continua a ser uma das regiões mais atractivas para investidores imobiliários, graças ao clima, à beleza natural e às infraestruturas de excelência que oferece. Vilamoura distingue-se pelas excelentes infraestruturas urbanísticas e infraestruturas de serviços, nomeadamente desportivas e de saúde e agradáveis espaços de lazer, sendo um destino exclusivo para quem procura um estilo de vida sofisticado. Carvoeiro destaca-se pela tranquilidade, e paisagens naturais sobre as falésias, atraindo quem valoriza a proximidade da natureza. Albufeira, por sua vez, é conhecida pelas praias icónicas, ampla oferta de serviços e animação turística”, afirma Cristina Palma Santos, License Partner da Engel & Völkers Albufeira, Carvoeiro e Vilamoura.

Principais requisitos dos Clientes

Os pedidos mais frequentes dos clientes - acrescenta o estudo da E&V - reflectem a procura por conforto e privacidade. Em Vilamoura, os clientes interessados em moradias dão prioridade a propriedades com grandes áreas exteriores, terrenos amplos, piscina e garagens espaçosas. Nos apartamentos, há uma crescente procura por edifícios sustentáveis, que ofereçam agradáveis layouts e amplos terraços, soluções de coliving, com ginásio, spa, piscinas interiores e exteriores e áreas comuns de lazer. Em Carvoeiro, os pedidos mais comuns incluem moradias com grandes terrenos, que proporcionem privacidade, e áreas exteriores generosas. Nos apartamentos, os clientes valorizam a proximidade de serviços e praias, assim como vistas deslumbrantes para o mar. Em Albufeira, os pedidos são semelhantes, com um foco em moradias que ofereçam boas áreas exteriores, nos apartamentos, a proximidade de praias e serviços e a existência de vistas para o mar são factores importantes para a escolha dos imóveis.



Carvoeiro - Foto de Bengt Nyman em Wikimedia



Motivações para Investimento

Os factores que motivam o investimento no Algarve são comuns às três localidades. Em Vilamoura, os investidores destacam o clima favorável, o estilo de vida descontraído e a segurança que Portugal oferece. Estes mesmos factores são igualmente importantes para quem investe em Carvoeiro, que, além disso, atrai investidores pela sua tranquilidade e fácil acesso a infraestruturas como autoestradas e aeroportos. Em Albufeira, os principais motivos de investimento incluem o clima, a proximidade das praias e a segurança do país, sendo esta última característica muito valorizada pelos investidores estrangeiros.

Tipologia do Investimento

Em Vilamoura, entre 2023 e 2024, 57% dos compradores adquiriram imóveis como segunda residência, 14% optaram por uma residência permanente e 28% fizeram um investimento com fins lucrativos. Em Albufeira, os dados são semelhantes, com 59% dos compradores a adquirir imóveis para segunda residência, 24% para residência permanente e 17% como investimento. Estes dados reflectem uma tendência de compra de propriedades para usufruto pessoal, mas também uma aposta em imóveis como forma de gerar rendimento adicional.



Foto Vilamoura World