Preços das casas subiram 3,7% no 3º trimestre
Os mais recentes dados do Índice de Preços Residenciais da Confidencial Imobiliário mostram que os preços de venda das casas em Portugal aumentaram 3,7% no 3ºtrimestre face ao trimestre anterior. No acumulado do ano até Setembro, os preços registam um incremento de 10,1%.
A variação trimestral dos preços no 3º trimestre apresenta uma intensificação face à taxa registada no trimestre anterior (1,8%), embora tal resulte, sobretudo, do efeito do comportamento de Julho - afirma a CI. Nesse mês, os preços subiram 2,1% em termos mensais, uma variação atípica no contexto de estabilização que predomina desde Abril. “Tal constituiu uma excepção isolada no ciclo de variações mensais residuais dos últimos meses, o qual foi retomado em Agosto e Setembro, meses em que os preços aumentaram 0,8%”.
A tendência de arrefecimento sentida este ano é bastante evidente no comportamento de longo-prazo dos preços. Em Setembro, a taxa de valorização homóloga atingiu 13,6%, comprimindo 5,8 pontos percentuais face ao registo deste indicador em Setembro do ano passado. Nesse mês, há um ano, os preços subiam 19,4% em termos homólogos.
No 3º trimestre de 2023, as casas foram vendidas por um preço médio de 2.239€/m2, o que traduz um valor médio por fogo transaccionado de 232.395€ (dados do SIR-Sistema de Informação Residencial)