Portugal recebe o primeiro resort do mundo para reformados em busca de um envelhecimento saudável
O Life Plan Resorts, localizado em Benavente, terá um investimento superior a mil milhões de euros e levará à criação de mais de dois mil postos de trabalho.
Portugal é o país seleccionado para o lançamento do primeiro resort do mundo com uma abordagem abrangente e holística para a promoção do envelhecimento saudável. O resort, propriedade da Life Plan Resorts, contará com um investimento superior a mil milhões de euros e pretende criar mais de dois mil postos de trabalho. Situa-se na Reserva Natural do Rio Tejo, a 30 minutos de Lisboa, ao longo de uma frente ribeirinha deslumbrante de 2,8 km.
O resort assenta no princípio que “há que saber viver os anos da reforma”, redefinindo o conceito de vida sénior num resort de 5 estrelas que celebra a vida.
509 hectares em Benavente
Construído numa herdade em Benavente, com cerca de 509 hectares, o Life Plan Resorts irá oferecer uma solução integrada, abrangente e holística para o grupo-alvo 55+ anos.
É inteiramente concebido para promover um envelhecimento saudável com base nos pilares fundamentais da saúde do cérebro: amizade, diversão, liberdade numa comunidade com um estilo de vida activo, uma grande escolha de comodidades, segurança financeira, com foco na saúde e bem-estar, dieta e nutrição com acesso a cuidados de saúde contínuos de qualidade.
O enfoque e planeamento estratégico de todo o resort baseiam-se princípios e conceitos de investigações recentes, publicados por reconhecidas fontes científicas.
1400 acomodações para uma vida independente
O Life Plan Resorts abrirá portas faseadamente a partir de 2025. Irá contemplar 1400 acomodações, divididas entre estúdios, apartamentos, moradias e casas geminadas, para a promoção de uma vida independente dos seus residentes.
Pretende promover a vida em comunidade, bem como o estilo de vida activo dos seus residentes, contando com diversos espaços ao ar livre e com mais de 100 actividades diárias. Contará com um hotel para alojar os familiares dos residentes séniores, sete restaurantes, um centro cultural e de aprendizagem, cinemas, zona de fitness e piscina interior, zona de lojas diversas, jardins orgânicos, mercado, salão de cabeleireiro e manicure, correios, banco, agência de viagens, hotel e spa para animais de estimação.
A infraestrutura do resort reflecte o compromisso da empresa com a sustentabilidade, evidenciado pela escolha de materiais ecológicos e pelas construções em harmonia com o ambiente circundante.
Adicionalmente, incluirá também uma ampla variedade de serviços de saúde integrados, consultórios médicos no local, medicina concierge personalizada, telemetria, cuidados ao domicílio, reabilitação, vida assistida e 260 camas de cuidados continuados.
A Life Plan Resorts destaca ainda no comunicado de divulgação do seu projecto “o Brain Vitality Gym, uma área especialmente vocacionada para a promoção da boa condição cerebral e dos cuidados cognitivos, que funcionará num espaço único criado no resort e incluirá os mais recentes equipamentos de IA”.
Dois campos de golfe completarão a oferta: um principal com 18 buracos e um campo executivo de 9 buracos, ambos complementados com um clubhouse, uma academia de golfe, um restaurante com estilo desportivo com uma pista de bowling e um driving range iluminado.
O Life Plan Resorts contará ainda com uma escola de cuidadores e um espaço destinado ao alojamento de 300 funcionários.
A construção do resort é fruto da aposta em Portugal do Shevel Family Office LLC em San Diego, liderado por Dr. Jack Shevel, um médico empresário que trabalhou no sector da saúde em três continentes (América, África e Europa), e com personalidades de relevância internacional como Nelson Mandela, Tony Blair e a The Gates Foundation.
Jack foi o fundador e Director Executivo da www.netcare.co.za e é actualmente Presidente Emérito da www.carerx.ca, que fornece embalagens multidose a 94.000 residentes em 1.500 comunidades de habitação sénior no Canadá.
“O espaço pretende proporcionar os melhores anos de vida aos residentes, através de uma abordagem holística e médica para um envelhecimento activo. O objectivo é fornecer, num único lugar, o antídoto para um envelhecimento acelerado. Queremos que este resort seja uma celebração da vida, com amizades, diversão, várias escolhas e acesso a cuidados de saúde de qualidade.” explica Jack Shevel, Fundador e Chairman da Life Plan Resorts.
“Portugal será a Flórida da Europa”
Jack Shevel viu em Portugal o potencial para se tornar a "Flórida da Europa" para reformados. O clima, a qualidade de vida, a segurança, o baixo custo de vida e a gastronomia e um bom sistema de saúde, aliados ao facto de mais de 500.000 estrangeiros de todo o mundo residirem no nosso país, foram factores determinantes na decisão de investir em Portugal.
Além disso, de acordo com o índice de reforma de 2024 da International Living, Portugal é o melhor país da Europa e 2º melhor país do mundo para gozar a reforma, e foi recentemente votada como a 4ª melhor gastronomia do mundo.
O Life Plan Resorts já abriu o seu sales office, onde é possível conhecer o conceito único e inovador do projecto.
Os Planos de Vida, também conhecidos como arrendamentos de vida, são o padrão básico de adesãp e “referem-se a um tipo específico de contrato de residência. Ao abrigo deste acordo, os residentes pagam uma taxa inicial, vulgarmente conhecida como “taxa de entrada”, que lhes confere o direito de viver na unidade da sua escolha durante o resto da vida. Eles também obtêm acesso às comodidades e serviços da comunidade. Isso normalmente inclui paisagismo, segurança e outras vantagens. Em troca desses benefícios, o residente é responsável por taxas mensais contínuas do tipo HOA que cobrem despesas como manutenção, utilidades e outros serviços.
Ainda de acordo com o sítio da LPR, “O custo varia entre 450.000€ e 900.000€, dependendo da localização do imóvel e do tipo de alojamento escolhido – seja estúdio, T1 ou T2, seja apartamento, moradia ou moradia geminada. A rescisão pode ser dada a qualquer momento, mediante notificação por escrito com 90 dias de antecedência. A taxa de adesão ao clube é totalmente reembolsável no prazo de 90 dias após o término. Qualquer montante ainda devido no empréstimo será reembolsado de acordo com uma fórmula sujeita a um reembolso máximo de 80%. No caso de inadimplência da LPR, a unidade atuará como segurança”.
Uma vez terminado o contrato, o residente deixa de pagar, mudando automaticamente para um ‘Commodato Lease’, que lhe dá direito de locação até passar e alugar gratuitamente, não podendo ser despejado”.