CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

Oeiras - Foto Vitor Oliveira

Oeiras vai construir mais 14 parques de estacionamento

6 de janeiro de 2023

A Câmara Municipal de Oeiras vai construir 14 parques de estacionamento. Esta semana inaugurou o Parque dos Navegantes, no antigo terminal de Paço de Arcos. Trata-se da primeira fase deste novo parque de estacionamento, que consistiu num investimento de cerca de 500 mil euros. Assim, nesta fase, serão já disponibilizados 56 lugares, dos quais cinco se encontram adaptados ao carregamento de veículos elétricos. Numa segunda fase, cuja inauguração se prevê ainda para este ano, neste local serão criados mais 150 lugares de estacionamento.

O novo Parque dos Navegantes foi edificado no âmbito do Plano Integrado de Paço de Arcos, e cedido pelo Município à Parques Tejo, em 2017, com o intuito de se criar maior disponibilidade de estacionamento nesta importante interface de transportes, decorrente da grande proximidade à Estação de Comboios da CP.

Este conjunto de investimentos é parte integrante de uma estratégia mais ampla, seguida pela Parques Tejo e pelo Município de Oeiras, no sentido de criar soluções de estacionamento confortáveis e seguras que incentivem a utilização de outros meios de transporte; algo evidenciado pela proximidade do novo Parque à Estação da CP de Paço de Arcos; bem como à Ciclovia Empresarial, que será potenciada com a implementação da rede municipal de Bikesharing na primeira metade de 2023.

Além de promover a criação de mais estacionamento, a abertura do Parque dos Navegantes procura também responder à vontade de trazer uma renovada atenção ao centro histórico de Paço de Arcos, de forma a que o espaço possa ser ocupado por estabelecimentos comerciais e outros elementos integrantes de uma vida cívica pujante como a que queremos promover.