Instituto da Construção apresenta resultados do Projecto GrowingCircle na CONCRETA
O Projecto GrowingCircle, promovido pelo IC-Instituto da Construção, da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, em parceria com a NTNU – Universidade de Trondheim, Noruega, vai estar em destaque na CONCRETA – Feira Internacional de Construção e Obras Públicas, que se realiza de 13 a 16 de outubro, na Exponor.
Idealizado com o objectivo de promover avanços práticos no cumprimento dos desafios da economia circular no sector da construção, o projecto GrowingCircle vai apresentar os resultados do seu desenvolvimento e das ações realizadas, num evento presencial a ter lugar na quinta-feira, dia 13, e que conta com a presença dos promotores do IC, da Universidade de Trondheim e representantes do operador do programa EEA Grants Ambiente e a Secretária-Geral do Ambiente.
Estão previstas várias apresentações que irão focar os casos de estudo, as competências para a circularidade, as concretizações e desafios futuros. Será também apresentado um catálogo digital composto por Passaportes Digitais dos Produtos da Construção, tendo como base produtos reais utilizados no caso de estudo.
O evento irá decorrer a partir das 15:00 horas no espaço da Ordem dos Engenheiros – Região Norte.
De acordo com Pedro Mêda, engenheiro civil/investigador do IC e coordenador técnico do projecto, "os resultados do projecto demonstram que é possível conciliar as transições digital e ambiental no setor da construção. As lições aprendidas permitirão a implementação de processos mais digitais que além de se traduzirem em ganhos de eficiência contribuem para uma transição para a processos mais circulares, tanto em obras de edifícios como de infraestruturas".
Papel dos Data Templates e dos Passaportes dos Produtos da Construção
A formação e consciencialização sobre o papel dos Data Templates e dos Passaportes dos Produtos da Construção é uma tarefa que este projecto privilegiou, mas que está longe de estar terminada. As experiências dos casos de estudo vão permitir continuar a trabalhar com os agentes demonstrando como é possível dar passos pequenos, mas consistentes na adoção de tecnologias com impacto nos aspetos ligados à sustentabilidade.
O catálogo de produtos, nesta fase muito focado em produtos relevantes para a reabilitação de edifícios, é um dos elementos centrais deste processo.
O que é o projeto GrowingCircle:
O projeto GrowingCircle iniciou-se em setembro de 2020. Até ao momento, a equipa do IC, em Portugal, e da Universidade de Trondheim, na Noruega, têm-se concentrado na sistematização de conceitos e na participação em diversas iniciativas de nível europeu que estão a trabalhar em prole das mesmas dinâmicas.
Paralelamente, a equipa norueguesa tem trabalhado a parte de ‘awareness’ (beneficios/conhecimento), enquanto em Portugal tem vindo a identificar os potenciais casos de estudo junto das entidades parceiras.
O projecto foi financiado no âmbito do EEA Grants 2014-2021 - Programa Ambiente, Alterações Climáticas e Economia de Baixo Carbono.