Grupo italiano Dils entra no mercado português com a compra da Castelhana
O Grupo Dils em Portugal através da aquisição da Castelhana, uma decisão estratégica que permite à Dils exportar para Portugal o seu modelo de negócio desenvolvido no mercado italiano.
A Dils tem assim um plano de investimento significativo para o mercado português que visa acelerar o crescimento e trazer inovação ao sector residencial, ao mesmo tempo que se expande para serviços imobiliários comerciais (escritórios, retalho, logística, hotelaria, etc.), com uma estratégia de contratação focada em atrair os melhores profissionais do país.
Para isso, compra a Castelhana, fundada em 1999 e que construiu ao longo dos anos um dos maiores e mais sólidos portfólios imobiliários em Portugal, com a gestão de mais de 600 projectos de reabilitação e nova construção, que totaliza um valor superior a 2,3 mil milhões de euros nos últimos 10 anos. Um player de referência na mediação de novos empreendimentos em Lisboa que tem estado envolvido nos projectos mais emblemáticos de Portugal, em colaboração com mais de 200 promotores imobiliários. A Castelhana conta com mais de 80 profissionais em Portugal, com escritórios em Lisboa, Porto e Algarve.
O acordo com a Castelhana permite à Dils exportar para Portugal o seu modelo de negócio único desenvolvido no mercado italiano, baseado num forte know-how orientado para a inovação e na capacidade de antecipar tendências de mercado nas dils.com diversas classes de activos imobiliários, graças ao uso de tecnologias digitais avançadas e profissionais altamente experientes.
Para isso, a Dils contará com a sua Equipa de Transformação interna que tem actualmente mais de 60 profissionais especializados em tecnologia, marketing e marketing digital, design gráfico, imagens 3D e pesquisa. "Estamos muito orgulhosos por receber a excecional equipa da Castelhana no nosso Grupo Europeu, com muitos profissionais talentosos que levaram a empresa a conquistas de muito sucesso, tornando-se líder de mercado na comercialização de novos empreendimentos residenciais em Portugal", refere Giuseppe Amitrano, CEO da Dils.
“Este novo capítulo representa mais um passo importante para a Dils, no programa de expansão internacional que lançamos no ano passado. O nosso objetivo ao entrar em novas geografias é proporcionar serviços de excelência a todos nossos clientes, combinando a expertise local com o nosso know-how, competências e tecnologias. Vamos continuar a expandir a nossa presença noutros países e tornar-nos o novo player independente, inteligente e alternativo no mercado imobiliário europeu”.
Patrícia Clímaco, accionista da Castelhana, afirmou: “esta transacção chega no momento certo e permitirá à Castelhana expandir-se para novas áreas de negócio onde a Dils possui competências e know-how extraordinários. Gostaria de aproveitar esta oportunidade para expressar a minha sincera gratidão aos promotores que confiaram em nós repetidamente e ao longo dos anos, a comercialização dos seus empreendimentos. Juntos definimos tendências no sector residencial, reabilitamos centros de cidades, expandindo-os, trazendo-lhes vida e orgulho. A tantos amigos, parceiros e clientes que têm sido fundamentais para o sucesso da Castelhana, um agradecimento especial. Ao meu “Dream Team”, de mais de 80 colaboradores Castelhana, pelo empenho, dedicação contínua, lealdade e excelente trabalho realizado todos os dias, só dizer que 'vocês são os melhores!' Por último, mas não menos importante, um tributo ao meu pai, fundador da Castelhana. Só com a sua visão, resiliência e inspiração este sonho e esta jornada foram possíveis. Este é o sector ao qual dediquei 20 anos da minha vida, pelo qual sou apaixonada e no qual quero continuar envolvida. No futuro, o meu foco e compromisso estará em garantir uma transição tranquila. Tenho a certeza que a Castelhana, juntamente com a Dils, continuarão a ser um player vibrante, líder de mercado e a prestar serviços de elevada qualidade a todos os nossos parceiros, investidores e clientes”.
O mercado imobiliário português apresenta oportunidades interessantes de crescimento dentro da Europa. De acordo com a equipa de Pesquisa da Dils, desde 2019 ocorreram em média 160 mil transacções residenciais anualmente, com um volume de negócios de cerca de 30 mil milhões de euros por ano. Os mercados dils.com residenciais de Lisboa e Porto estão entre os mais dinâmicos da Europa, atravessando uma das melhores tendências de crescimento em termos de valores. Portugal é também um mercado com grande potencial para as principais classes de ativos comerciais. Com perto de três mil milhões de euros em volume de investimento anual nos últimos anos, está a gerar um interesse crescente por parte de investidores institucionais. A importância do setor hoteleiro é particularmente relevante, uma vez que beneficia do elevado potencial turístico do país. Depois de entrar nos Países Baixos em Fevereiro de 2023 com a Van Gool Elburg, o mercado português representa mais um marco importante no seu processo de internacionalização da Dils, que continuará conforme planeado com Espanha, Alemanha, França, Polónia e Reino Unido.