Cinema Batalha entre os vencedores dos Prémios Palmarés Architecture Aluminium TECHNAL 2024
Entre os sete vencedores da edição deste ano, apenas um projecto é português: o Cinema Batalha, do Atelier 15, na categoria de Reabilitação.
Os Prémios Palmarés Architecture Aluminium TECHNAL 2024, distinguiram em Madrid os projectos de arquitectura executados com sistemas de alumínio Technal em Portugal e Espanha. Foi no âmbito da Convenção Aluminier TECHNAL que sete obras foram premiadas, enquanto nove receberam menções honrosas nas cinco categorias do concurso: Habitar - Habitação Unifamiliar, Habitar - Habitação Colectiva, Descobrir, Trabalhar e Reabilitar.
Foram apresentados cerca de uma centena de projectos espanhóis e portugueses.
A edição deste ano contou com uma novidade nos critérios de avaliação: o reconhecimento da abordagem sustentável dos projectos, sublinhando a necessidade de avançar na descarbonização da arquitectura com base na inovação.
Os vencedores
E os vencedores foram:
Na categoria Habitar (Habitação Unifamiliar) foi distinguida a “Casa en Rojo”, Cebreros, em Ávila, do estúdio Entresitio; na mesma categoria, mas como Habitação Colectiva, foi galardoado o “Edifício de 47 Viviendas de Proteção Oficial”, em Torre Baró, Barcelona, projecto dos gabinetes de arquitectura: DATAAE, narch arquitecctes e maira arquitectes.
A categoría Reabilitar contou com dois projectos vencedores: o projecto português “Cinema Batalha», do Atelier 15, no Porto, e o “Gomila Mallorca», em Palma de Maiorca, do MVRDV + GRAS Reynés Arquitectos. Já na categoria Descobrir foram vencedores a «Faculdade de Humanidades e Ciências da Comunicação CEU, localizada em Madrid, do atelier Nieto Sobejano Arquitectos, e a «Fundação Laboral da Construção e da Comunidade Valenciana», em Valência, do MRM arquitectos.
O estúdio Rosalind, em Málaga, do estúdio Primitivo González| e.G.a, foi o distinguido na categoría Trabalhar.
O júri que elegeu os projectos vencedores foi composto por personalidades de renome no sector da arquitectura em Portugal e Espanha, nomeadamente, Miguel Saraiva, do estúdio Saraiva + Associados, Paulo Martins, CEO do Paulo Martins Arquitectura & Design; o Fundador do escritório de arquitectura com foco internacional e sede em Barcelona, Felipe Pich – Aguilera co-fundador do atelier PichArquitects, , José Toral, Fundador do atelier PERIS+TORAL Arquitectes sediado em Barcelona, Paloma Baquero, do atelier com sede em Granada, Serrano + Baquero Arquitectos e por Albert Sagrera, da Societat Orgânica, especialista em análise do ciclo de vida, fecho de ciclo de vida de materiais e estudos hídricos.
A próxima edição dos Prémios Palmarés Architecture Aluminium TECHNAL já está prevista para 2026.
Fotografias do Cinema Batalha cortesia de Brutos audiovisual