Cerâmica portuguesa mostra-se no maior evento anual de design do mundo
'Portugal Ceramics’ promove exposição no maior evento anual de design do mundo, com a presença de 16 marcas de cerâmica portuguesa na ‘Milan Design Week’.
“The Art of Possibility Exhibition" é o nome da exposição criada pela 'Portugal Ceramics’, a marca promocional desenvolvida pela Associação Portuguesa das Indústrias de Cerâmica e de Cristalaria (APICER), para internacionalizar o sector; e que vai estar patente, de 17 a 23 de Abril, na ‘Milan Design Week’ - o maior evento anual de design do mundo.
Com a apresentação de peças que traduzem o posicionamento da 'Portugal Ceramics’, “The Art of Possibility”, a exibição pretende elevar os produtos ao status de objetos de arte, apresentando peças de empresas e ateliers cerâmicos nacionais do subsetor da cerâmica utilitária e decorativa.
Dar visibilidade, elevar a percepção dos mercados relativamente à cerâmica portuguesa e internacionalizar o sector são os objetivos da presença da 'Portugal Ceramics’ neste conceituado evento em Itália.
A exibição vai estar localizada na galeria Zona K, na “Via Spalato” nº 11, no famoso distrito de Isola em Milão, e vai reunir 15 marcas nacionais do sector da cerâmica utilitária e decorativa, contando ainda com a presença de uma empresa do subsector dos pavimentos e revestimentos que participa da decoração do espaço.
“Para esta semana de excelência em design, criámos uma exposição de peças inovadoras e autênticas de cerâmica portuguesa centradas no mote ‘Arte da Possibilidade’, afirma José Pratas, Presidente da Direcção da APICER. “O conceito central da exposição - Arte da Possibilidade - parte da ideia de que as cerâmicas portuguesas são capazes de trazer arte para o quotidiano, através de objetos utilitários e decorativos, feitos para o dia-a-dia”, explica.
Em layout aberto e dinâmico, os visitantes da exposição 'Portugal Ceramics’ poderão conhecer o melhor do design da cerâmica portuguesa através de um percurso lúdico composto por vários pódios onde, em cada um deles, será destacada apenas uma peça de cerâmica, representando o melhor de cada uma das empresas e ateliers cerâmicos nacionais presentes. “Partindo desta ideia, este conceito pretende, acima de tudo, elevar esses produtos ao status de objetos de arte, aumentando o valor percebido das peças”, explica o Presidente da Direção da APICER. Ao longo da exibição o visitante terá ainda a oportunidade de conhecer mais sobre a cerâmica portuguesa através de diversos pontos de contacto sobre o tema.
ByFly, Ceramirupe, Costa Nova, Fapor, Jomazé, Loucicentro, Matcerâmica, Mesa Ceramics, Nosse Ceramics, Porcel, Pro Cerâmica, São Bernardo e Vista Alegre são as empresas e marcas portuguesas que vão marcar presença na “Milan Design Week”, a par com as artistas Bela Silva e Anna Westerlund, que também vão estar presentes na exibição, com a apresentação de peças de cerâmica dos seus ateliers. A empresa Viúva Lamego, estará representada com quatro painéis de azulejos decorativos – obras desenvolvidas em parceria com as artistas Henriette Arcelin, Bela Silva e o arquitecto Miguel Saraiva – que complementarão a dinâmica da exposição.
A presença da 'Portugal Ceramics’ na ‘Milan Design Week’ integra um conjunto de acções de activação e de comunicação planeadas no âmbito do INTERCER, com o objetivo de promover o setor nos mercados internacionais e contribuir para que os mercados estrangeiros tenham uma perceção condicente com a qualidade dos produtos desenvolvidos e fabricados em Portugal. Em simultâneo, de 17 a 22 de abril, a 'Portugal Ceramics’ vai estar ainda presente na BAU, uma feira internacional de arquitetura, materiais e sistemas de construção, que se realiza na Alemanha, em Munique, com o objetivo, neste caso, de promover o subsetor a cerâmica de pavimentos e revestimentos. Neste último evento a 'Portugal Ceramics’, contará com um stand com conceito e design da autoria do arquiteto Luís Pedro Silva (autor da obra arquitetónica Terminal de Cruzeiros do porto de Leixões).
No mês seguinte, a exposição The Art of Possibility Exhibition marcará presença, de 8 a 17 de Maio, na Berlin Design Week, na Kant Garagen – edifício considerado um dos poucos exemplos existentes da arquitectura industrial Bauhaus em Berlim.