Logo Diário Imobiliário
CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Brain PowerHaierJPS Group 2024Porta da Frente
Habitação
Câmara de Viana do Castelo aprova construção de 60 novas casas por quase 8M€

Foto CMVC

Câmara de Viana do Castelo aprova construção de 60 novas casas por quase 8M€

13 de outubro de 2023

A Câmara de Viana do Castelo aprovou ontem, com a abstenção dos três vereadores do PSD e CDS-PP, a adjudicação da empreitada de construção de 60 novas casas, na freguesia de Darque, por quase oito milhões de euros.

A construção da urbanização municipal do Carvalhal, que recolheu os votos favoráveis dos cinco elementos do PS e da vereadora da CDU, está integrada na Estratégia Local de Habitação (ELH).

A empreitada vai beneficiar 60 agregados, “permitindo a transformação das actuais construções abarracadas do acampamento das Alminhas” - refere a autarquia.

No final da reunião camarária, em declarações aos jornalistas, o presidente da Câmara de Viana do Castelo, Luís Nobre, estimou que a obra terá início ainda este ano para dar resposta a “uma necessidade emergente” do concelho.

Em 2021, a ELH de Viana do Castelo 2021-2026 começou com um financiamento de 28 milhões de euros. Em Setembro último, a Câmara de Viana do Castelo revelou que aquele montante foi reforçado, atingindo os 50,7 milhões de euros para dar resposta às necessidades de habitação de 641 famílias.

No total, a ELH prevê 50.701.945 euros, para beneficiar 641 agregados familiares”. Daquele montante, “44.216.945 euros são de responsabilidade municipal, e irão apoiar 457 famílias”.

“Começámos o mandato com financiamento garantido de 28 milhões de euros. Neste momento, temos 50,7 milhões de euros. Mais do que duplicámos o investimento nesta área emergente e já conseguimos operacionalizar 25% deste recurso financeiro”, explicou Luís Nobre (PS).

Além da empreitada hoje adjudicada, estão em curso obras de reabilitação e conservação em 32 habitações na urbanização municipal de Felgueira, Perre, num investimento de 1.415.974,48 euros e em 42 fogos no Lugar da Areia, também na freguesia urbana de Darque

PUB
Podcast
PUB
PUB
MAP2026AYH ESAI
Arrendamento
Rendas no Porto recuam pela primeira vez desde 2021, mas preço das casas acelera para máximos históricos
8 de outubro de 2026