‘Portugal es tu casa’ em Madrid
A AICEP - Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal vai organizar a ida de 42 empresas do sector casa e agroalimentar à feira Casa Decor, que abre na quinta-feira em Madrid, para promover produtos nacionais.
“Sob o lema ‘Portugal es tu casa’, o espaço de Portugal, com 60 metros quadrados, vai ter em exposição produtos de cerca de três dezenas de empresas portuguesas da fileira casa, dos sectores do mobiliário (cozinha e sala), utilidades domésticas (cerâmica de mesa e decorativa, cutelaria de mesa e cozinha, louça metálica, fogão), iluminação (decorativa e técnica), têxtil-lar (tapetes, tecidos de decoração, mesa), materiais de construção (pedra, mármore, torneiras de cozinha, azulejos decorativos, vidro), entre outros”, informa a AICEP.
De acordo com esta entidade, a participação portuguesa nesta edição da Casa Decor vai também contar “com 12 empresas da fileira agroalimentar para ocupar e preencher a cozinha, tornando-a num espaço mais real, uma novidade relativamente à participação nacional nos dois anos anteriores”.
Casa Decor de 15 de Fevereiro a 25 de Março, em Madrid
A 53.ª edição da Casa Decor começa na quinta-feira e dura até 25 de março num edifício do início do século XX no bairro de Chamberí, em Madrid.
O evento dá às empresas portuguesas da fileira casa “uma oportunidade para apresentar os seus produtos a mais de 40 mil visitantes, entre os quais prescritores, arquitectos e decoradores”, nota a AICEP.
Esta fileira tem um volume de negócios anual de três mil milhões de euros, dos quais 2,26 mil milhões são provenientes da exportação de produtos para 173 países, segundo dados de 2016.
Em causa estão 7.700 empresas que empregam 56.700 trabalhadores.
As vendas ao estrangeiro deste sector têm um peso de 4,5% nas exportações nacionais totais, tendo como principais destinos França, Espanha, Estados Unidos, Reino Unido e Alemanha.
Lusa/DI