IDF by Interdecoração: do made in Portugal às tendências para a nova década
A IDF by Interdecoração regressa à Exponor para se reafirmar como um observatório de tendências e propostas para a próxima estação, que este ano marca o início de uma nova década. De 20 a 23 de Fevereiro, em Matosinhos, dá-se a conhecer o trabalho e as ideias de cerca de 140 expositores.
Das marcas intemporais à nova geração de criadores, a feira de decoração e design de interiores mostra as soluções das mais variadas vertentes do sector, desde mobiliário, iluminação, cerâmica, ilustração, têxtil, papelaria, presente, até flores e fragrâncias.
Sob os holofotes desta edição está o Makers Showcase, um dos espaços que reúne nove projectos inspiradores, 100% portugueses. Numa era marcada pela valorização do design de autor e da manufactura, esta iniciativa surge do desafio lançado pela Exponor Exhibitions a marcas e designers para mostrarem as suas abordagens criativas.
No grupo encontram-se soluções sustentáveis – com peças de cortiça ou macramé –, conta-se a história da arte secular da pintura em azulejos e ainda se apresentam peças de cerâmica, mármore, madeira ou latão. Fazem parte André Teoman, COMO, Cork Units, Gazete de Azulejos, Madre, Maria Beatitude, Maria Tigela, My Friend Paco e NóMeraki.
A IDF by Interdecoração faz também uma homenagem ao legado deixado por marcas com um percurso consolidado e inspirador. Através da criação de um ambiente de galeria de arte, o espaço Iconic Brands apresenta uma seleção de peças de algumas das marcas portuguesas mais icónicas e intemporais, como são exemplo a Adico e a Herdmar.
Ainda entre as novidades, a temática do Feng Shui aplicado ao turismo recebe especial destaque através da presença de Vanda Boavida, Consultora e Professora na Escola Nacional de Feng Shui. Numa altura em que Portugal recebe mais de 16 milhões de hóspedes ao ano, a especialista vai recriar um quarto de hotel, em parceria com a Época e a Alfaiate de Interiores, de acordo com os princípios desta arte milenar chinesa.
Nas restantes zonas de exposição, os visitantes poderão conhecer o Pure Collection – um colectivo de empresas de segmento médio-alto, de mobiliário, iluminação, cerâmica e têxteis-lar, que retrata a reinvenção de formas de exposição e apresentação de produto – e o Pure Edition, um espaço de inspiração e negócio onde vão ser exibidas, em primeira mão, novas colecções de tecidos de decoração.
Em simultâneo decorrerá a primeira edição do Paper Show, uma área de exposição totalmente dedicada às soluções de papelaria, presente e material de escritório. Em exposição estarão as propostas de empresas como a Ambar, Cartonex, Colibri e Firmo, entre outras.
Esta é a segunda edição do novo formato da IDF by Interdecoração. O espaço estará dividido em cinco grandes áreas de exposição: Home Accessories (têxtil-lar, cutelaria, loiça, cerâmica, mesa e cozinha), Living & Flowers (decoração, flores, ilustração e fragrâncias), Furniture & Lighting (mobiliário e iluminação), Paper Show (papelaria, presente e material de escritório) e Interior Fabrics.
O evento, com entrada exclusiva para profissionais de decoração e design de interiores, espera cerca de 10.000 visitantes, nacionais e internacionais.