CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Design

 

A Arte que transformou as ruas em galerias

14 de março de 2017

O jornal Público lança mais uma colecção de extremo interesse, a juntar a tantas que já editou, a maioria das quais (infelizmente) se encontram há muito esgotadas.

“Street Art”, do autor italiano Duccio Dogheria, conta “a história da arte urbana e dos artistas que mudaram as paredes de várias cidades e a mentalidade da nossa sociedade, como Vhils, Kobra, Banksy, Obey e muitos outros”.

A colecção em 5 volumes, vai das raízes do movimento até aos nossos dias. O primeiro volume revela-nos o início da Arte Urbana, abordando as temáticas históricas e políticas com ela relacionadas, “desde o muralismo internacional dos anos 20 e 30 (destinado aos lugares públicos da América Latina, principalmente mexicano que, com o seu carácter revolucionário, teve grande repercussão nas décadas seguintes), até à cena contemporânea, passando pela contestação internacional dos anos 1960 e 1970”.

A apresentação da colecção, promovida pelo Público e a editora Levoire, realiza-se na próxima sexta-feira, 17 de Março, pelas 18h00, no Auditório Público, junto ao Museu do Oriente, em Lisboa, com a intervenção da Underdogs e da Galeria de Arte Urbana (GAU).